Novo circuito turístico já movimenta Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo
Só no último fim de semana, mais de 300 pessoas visitaram o Núcleo de Montanha em Salinas
Em apenas uma semana, o novo Circuito Três Picos, no Núcleo de Montanha do Parque Estadual, localizado em Salinas, na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já é considerado um sucesso.
A coordenação do espaço comemora o bom resultado da iniciativa, que começou na última sexta-feira, dia 18.
No local, foi inaugurado um relógio em estilo colonial com termômetro, o mesmo que vem sendo instalado em outros pontos turísticos da cidade. Salinas registrou temperaturas abaixo de 0°C em diversas ocasiões durante o inverno.
Novo relógio foi inaugurado na última sexta-feira, 18 | Foto: Divulgação/PETP
São mais de 20 estabelecimentos e iniciativas locais, como pousadas e restaurantes, que fazem parte desse novo circuito turístico.
Para os aventureiros, as trilhas são de tirar o fôlego. Já a gastronomia é o ponto-chave para quem quer aproveitar o passeio.
Para conhecer mais sobre os participantes do roteiro, basta acessar este link.
Ao Portal Multiplix, Rominique Schimidt, coordenador do Parque Estadual Três Picos, enumera algumas das opções oferecidas em Friburgo:
Você tem cerveja artesanal, restaurante, artesanato, comidas típicas da área rural. Além das trilhas do parque como a ‘Cabeça de Dragão’, Caixa de fósforo’, o ‘Vale dos Deus’. Também temos o camping que é gratuito. Basta fazer o agendamento nas nossas redes sociais por meio de um formulário.
Rominique comemora o bom número de visitantes que estiveram no parque no primeiro fim de semana após a criação do circuito:
No sábado, tivemos em torno de 170 visitantes e no domingo em torno de 150. Todos passando lá para tirar fotografia no termômetro.
Novo relógio tem atraído vários visitantes ao local | Foto: Reprodução/PETP
O projeto é idealizado pelo Sebrae e a comunidade local, com parceria do parque e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, como destaca o coordenador:
Essa integração entre as instituições e a comunidade local se faz super necessário. É importante para valorizar, fomentar e criar melhores condições socioambientais no parque e no seu entorno.
Para quem ainda não conhece a belíssima região, esse é mais um empurrãozinho para visitar o local.
Como chegar ao Parque
Camping Vale dos Deuses recebe vários visitantes durante a alta temporada | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Para chegar ao Parque Estadual dos Três Picos, saindo da capital fluminense, uma das opções é pegar a estrada Rio-Teresópolis (BR-116). Na sequência, acessar a Tere-Fri, que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ-130).
É só seguir em direção a São Lourenço, acompanhando a placa do Colégio Ibelga, que fica localizado na entrada que leva ao parque. Depois da escola, é só seguir uma estrada de chão por cerca de 3,5 km.
Também é possível pegar a RJ-116, passando por Cachoeiras de Macacu e pelo centro de Nova Friburgo, para chegar ao Núcleo de Montanha, em Salinas.
Parque Estadual dos Três Picos
Parque Estadual dos Três Picos é referência para a prática de montanhismo | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Criado em 5 de junho de 2002 e ampliado em 2009, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior Unidade de Conservação de proteção integral administrada pelo estado. Ele abrange áreas de cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.
O parque guarda o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro.
O seu nome lembra o importante conjunto de montanhas do lugar, formado pelos picos menor, médio e maior, este último é considerado o ponto culminante de toda a Serra do Mar, com 2.366 m de altitude.
O Vale dos Deuses fica na base, ponto de partida para as diversas trilhas existentes na área.
O Parque Estadual dos Três Picos é referência para a prática de montanhismo. Além de apresentar belos cenários, tem um dos mais extraordinários conjuntos de montanhas de todo o país.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.