Setores turístico e gastronômico de Teresópolis estão otimistas com o Dia dos Namorados
Ocupação nos hotéis e procura por reservas em restaurantes registram alta no município

Às vésperas do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, os brasileiros celebram o Dia dos Namorados. E para o fim de semana do dia 12 de junho, os setores turístico e gastronômico de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, estão otimistas. O santo também é o padroeiro da cidade.
Além dos teresopolitanos apaixonados, que prometem movimentar a economia local, muitos turistas vão aproveitar que a data caiu em um fim de semana para subir a serra.
Camila Oliveira, operadora de reservas de um hotel no bairro Vargem Grande, cujo público tradicional é formado por famílias com crianças, diz que nesse período tem recebido muitas reservas de casais:
“O hotel está bem cheio. Até a última quarta-feira, estava em torno de 80%. Geralmente, as pessoas buscam diversão aqui, mas com exceção dessa data, já que grande parte das reservas é só de casais. A maioria do Rio de Janeiro”, conta.
Já Marina Almeida, que é consultora executiva do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, espera que os hotéis e pousadas do município cheguem à ocupação total até o fim de semana:
“A maioria dos hotéis associados está com taxa de ocupação acima de 90%. E além da data comemorativa do Dia dos Namorados, esse final de semana, Teresópolis também vai ter um super evento de cultura italiana. Por isso, acreditamos que a ocupação chegue nos 100%”, avalia.
Marina se refere ao Festival di Teresa, que teve início na última quarta na cidade. Além da parte cultural, o evento conta com dezenas de restaurantes participantes. E é justamente o setor gastronômico que está mais empolgado com esse período.
Festival di Teresa reúne diversos estabelecimentos gastronômicos até o Dia dos Namorados | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Para atrair os clientes, uma tradicional churrascaria do bairro Alto vai promover um jantar à luz de velas com direito a um concerto de piano, revela o gerente Ricardo Alves:
“Esse ano a procura está sendo muito forte. Aqui funciona por ordem de chegada, mas se a gente trabalhasse com reserva, estaríamos com todos os lugares reservados. São de dez a 15 ligações por dia querendo saber de reserva. Vai superar a expectativa”, afirma.
Outra churrascaria, dessa vez na Várzea, resolveu apostar em uma decoração romântica, com direito a espaço para os clientes tirarem foto e um músico tocando violino.
“Esse dia costuma dar muita fila, então estamos esperando uma grande procura, com a casa ficando cheia”, diz João Neto, gerente.
Para Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, que reúne cerca de 30 estabelecimentos da cidade, o movimento vai ser um dos melhores dos últimos anos, já que em 2020 e 2021, os estabelecimentos tiveram que funcionar sob as restrições impostas para o controle da pandemia, como o limite de público dentro dos restaurantes.
“Temos culinária italiana, francesa, espanhola, inglesa e muito mais. Os namorados que vêm de outras cidades sobem a serra pra tomar um vinhozinho, comer uma fondue, uma bela massa e a nossa gastronomia é rica, com uma variedade enorme de restaurantes e chefes, que preparam com carinho os cardápios para o Dia dos Namorados”, finaliza Vânia.
Dia dos Namorados 'prolongado' deve atrair muitos turistas a Teresópolis | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Movimento no comércio
Uma pesquisa da Fecomércio-RJ mostra que a data deve movimentar R$ 807 milhões na economia fluminense, o que é quase 5% a mais do que no ano passado.
A sondagem, feita em todo o estado do Rio no final de maio, identificou ainda que 55,6% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Dia dos Namorados, e a maioria deve fazer as compras em lojas físicas.
As roupas ainda são as preferidas da maioria, com 41,5%, seguidas de perfumes e cosméticos, com 28,6%, e calçados, bolsas ou assessórios, com 28,2%.
Para a Fecomércio, a melhora no mercado de trabalho está por trás da projeção de crescimento no volume financeiro que a data deve movimentar.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.