MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parques do Inea nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio vão funcionar durante o Carnaval

Instituto sugere parques como alternativas para quem busca tranquilidade no feriadão

Por Rômullo Espíndola
Com informações do Inea
28/02/25 - 09:02
Parques do Inea nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio vão funcionar durante o Carnaval Movimento turístico nas unidades aumenta expressivamente durante o Carnaval, diz Inea | Foto: Divulgação/Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza desde essa quinta-feira, 27, até a próxima quarta, 5, a Operação Carnaval para garantir o ordenamento na visitação e a segurança ambiental dos parques, uma vez que o movimento turístico aumenta expressivamente durante o período.

A ação contará com guarda-parques e policiais militares, responsáveis ​​pelo monitoramento dos atrativos e orientação aos visitantes para um passeio seguro e sustentável.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi , reforça a importância da visitação consciente:

Os nossos parques oferecem uma série de atrativos que podem ser desfrutados por visitantes de todas as idades: são trilhas, riachos, cachoeiras, além do belo visual da nossa Mata Atlântica. É importante destacar que, para um passeio seguro, os visitantes devem atentar para as orientações dos guarda-parques.

Região Serrana

Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é uma opção de visitação, que abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

A unidade de conservação conta com sede em Cachoeiras de Macacu, além de um núcleo de montanha em Nova Friburgo, um núcleo operacional em Guapimirim, e outra sede em Teresópolis.

Entre os atrativos que o parque oferece está a trilha da Pedra do Elefante, que oferece uma vista privilegiada de parte da cidade de Teresópolis e da Serra dos Órgãos, com destaque para o Pico Dedo de Deus.

Com nível de dificuldade superior a moderado, o trajeto possui 700 metros de extensão e pode ser percorrido em, aproximadamente, 40 minutos.

Para facilitar a caminhada, foram instaladas em um trecho da trilha, corrimão feito com toras de eucalipto, oriundas de reflorestamento, e degraus feitos com galhos caídos.

Outra boa dica é a trilha Bosque da Preguiça, ideal para grupos de estudantes e famílias. O local oferece área para piquenique e descanso. O percurso é simples, possibilitando andar às margens de um curso d’água, por meio de uma passarela de troncos.

Trilhas são construídas pelo Inea em alguns trechos para facilitar a caminhada dos visitantesTrilhas são construídas pelo Inea em alguns trechos para facilitar a caminhada dos visitantes | Foto: Divulgação/Inea

A trilha do Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu, é um outro atrativo muito procurado pelos visitantes. Com nível de dificuldade leve, o trajeto tem 500 metros de extensão e passa por um riacho e uma caverna. O destaque desse percurso é a árvore Jequitibá, considerada o símbolo da cidade, que possui quase 40 metros e existe há pelo menos mil anos.

Já a trilha das Centenárias, em Teresópolis, também é uma opção de lazer para os visitantes do parque, com 924 metros de extensão, o caminho pode ser percorrido em aproximadamente 60 minutos.

No percurso, os visitantes poderão contemplar figueiras, jequitibás, jacarandás, palmeiras, ipês-amarelos, guapuruvus e quaresmeiras. Não é necessário agendar visita para explorar a trilha, exceto para grupos acima de 15 pessoas e escolas.

Para quem gosta de acampar, o parque oferece uma área de camping com capacidade para até 30 barracas simultaneamente.

O local permite fácil acesso aos atrativos Mirante da Caixa de Fósforo e a Cabeça do Dragão, além de trilhas indicadas para escaladas mais profissionais, como o Mirante do Capacete, com uma altitude de 1.900 metros.

Para reservar o acampamento, é necessário preencher um formulário. Ao Portal Multiplix, a gestão do parque informou que a unidade funcionará normalmente durante o período carnavalesco, das 8h às 17h.

Região Lagos

Com cerca de 9.841 hectares, o Parque Estadual da Costa do Sol é a alternativa na Região dos Lagos, que abrange partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Entre os atrativos está a Praia Seca, em Araruama, que apresenta uma estreita faixa de terra separando a lagoa do mar, conhecida como Restinga de Massambaba. É um local de muito sol e ventos constantes, favorecendo a construção das diversas salinas que a tornam uma paisagem marcante para quem faz uma visita.

Há também a Praia da Tartaruga, enseada de águas cristalinas e calmas, onde desovam três espécies de tartarugas marinhas, no município de Armação dos Búzios. Apesar de afastada do Centro, a praia é uma das favoritas dos visitantes da cidade.

Situadas entre as praias dos Ossos e João Fernandes, também em Búzios, as praias Azeda e Azedinha formam uma faixa de areia contínua. O acesso pode ser feito por uma caminhada de 200 metros após a Praia dos Ossos, ou por aquatáxi.

Parque Estadual da Costa do Sol é a alternativa na Região dos Lagos com vegetação e praias Parque Estadual da Costa do Sol é a alternativa na Região dos Lagos com vegetação e praias | Foto: Divulgação/Inea

Também em Búzios, a Praia Olho de Boi, tem nome de uma semente vermelha, muito encontrada nas areias. Por ser uma praia selvagem de difícil acesso, é frequentada pelos adeptos do naturismo.

Ainda no balneário, a Praia do Canto tem 1,5 km de extensão e abriga propriedades particulares ao longo de sua extensão. Sem estrutura de bares, barracas ou vendedores, suas águas são geralmente quentes, sendo perfeita para quem quer um banho de mar tranquilo, sem ser incomodado.

Em Cabo Frio, a Praia das Conchas, localizada a 7 km do centro da cidade, é separada da Praia do Peró pelo Morro do Vigia, e se estende por 600 metros até a Ponta do Arpoador. Considerada uma das relíquias da Costa do Sol, a praia possui formato de concha, águas claras e calmas.

A Ilha do Japonês, também em Cabo Frio, é um dos destinos mais procurados por quem busca um recanto de tranquilidade, exceto no verão, quando recebe um grande número de visitantes. Além do charmoso trecho de floresta dentro do canal do Itajuru, todo o entorno em direção à Praia Brava é conhecido como Ilha do Japonês.

Já as Prainhas do Atalaia, em Arraial do Cabo, ficam a 4 km do centro do "Caribe brasileiro", com acesso pelo morro do Atalaia. Nesse ponto, a vista é encantadora, revelando a Ilha do Farol, um cenário perfeito para fotos.

Veja abaixo as recomendações do instituto para fazer um passeio seguro:

  • Você é responsável pela sua segurança.

  • Respeite a sinalização das trilhas. Atalhos são perigosos e degradam o ambiente.

  • Cuidado: em rios e cachoeiras, há risco de afogamento.

  • Cuidado com pedras escorregadias.

  • Evite ingerir bebidas alcoólicas antes de mergulhar. Risco de acidentes graves.

  • Após ou durante a chuva, cuidado com enchentes e cabeças d'água. Abandone imediatamente o local.

  • Danificar sinalização oficial é crime.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.