Certificado de vacinação contra Covid pode ser emitido pelo Conecte SUS; veja como baixar
Aplicativo do Governo Federal contém informações relevantes sobre o histórico de saúde

As pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19 podem obter o comprovante de imunização através da plataforma Conecte SUS, disponível em aplicativo (App Store),(Google Play) e site. A ferramenta do Governo Federal é uma alternativa de comprovação digital para quem já tomou a primeira ou as duas doses.
O documento conta com dados sobre a vacina, como lote, laboratório, fabricante e local de vacinação, além de ser exigido, por exemplo, em viagens internacionais. Nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que aderiram ao passaporte da imunização, a liberação da entrada em locais de uso coletivo, como academia, estádios, cinemas, teatros e museus, só será permitida sob apresentação do comprovante de vacinação.
Veja como acessar
Para acessar o aplicativo, o usuário precisa se cadastrar no portal Gov.br, uma plataforma unificada de serviços do Governo Federal.
Após o cadastro, abra o Conecte SUS no celular, informe o número do CPF e toque no botão "Avançar". Em seguida, digite a senha na plataforma e toque em "Entrar".
Depois, entre na opção "Vacinas", que vai apresentar um rápido resumo da dose da vacina. Para mais informações detalhadas, basta clicar nesse quadro.
O usuário que quiser o comprovante deve acessar o quadro "Certificado de Vacinação" e emitir o QR Code de validação. Também há as opções para salvar o arquivo em PDF, por exemplo, e compartilhar para outras pessoas através das redes sociais ou por email.
Com a imunização concluída, também é possível emitir o certificado em inglês ou espanhol. Na parte superior da página, basta escolher a bandeira.
Relatos de dificuldades de acesso
Apesar da facilidade de acessar ao serviço, usuários do aplicativo contam que estão tendo problemas para emitir o certificado de vacinação.
Há relatos de pessoas que reclamam que o endereço de aplicação da vacina, o lote e até mesmo a data da imunização estavam incompletos ou incorretos.
O Ministério da Saúde informou que o aplicativo Conecte SUS passou por problemas de instabilidade, mas que já está funcionando normalmente.
Para qualquer problema, o ministério também que o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo em "fale com o Conecte SUS".
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix