Inscrições para 15ª Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação estão abertas
Evento é realizado pela Fundação Cecierj e vai ocorrer de forma virtual em dezembro

Estão abertas as inscrições para a 15ª Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), realizada anualmente pela Fundação Cecierj, e que é considerado o maior evento de ciências dirigido à educação básica do estado. Podem apresentar projetos, docentes e estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico, das redes públicas e privadas de ensino.
Os candidatos da 15ª Fecti deverão inscrever-se até 20 de setembro por meio da plataforma SisFecti, em uma das três modalidades: projeto já desenvolvido, com resultados; projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais; e projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade não poderão se inscrever estudantes concluintes do ensino médio ou técnico ou do 9º ano do ensino fundamental II.
Assim como a edição anterior, o evento, que tem apoio do CNPq/MCTI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), será realizado de forma online, utilizando as ferramentas digitais disponíveis, entre os dias 1º e 4 de dezembro.
Saiba como participar
Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos nas categorias de ciências do ensino fundamental II. Já os estudantes dos ensinos médio e técnico podem participar nas categorias ciências biológicas e saúde, ciências exatas e da terra, desenvolvimento de tecnologia ou interdisciplinar (para projetos de arte e ciência, ciência e sociedade, ciência e esporte, educação e ensino de ciências, história da ciência).
Só será permitida a inscrição de até quatro projetos para cada escola ou professor, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola. Os projetos serão avaliados pelo comitê científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.
Premiação
Segundo o governo estadual, a premiação da Fecti conta com medalhas, troféus, bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais, com alcance internacional, como a Febrace, organizada pela Universidade de São Paulo (USP), e a Mostratec, da Fundação Liberato – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Além disso, tem o Prêmio Meninas na Ciência, que concede medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XV Fecti e bolsas do CNPq para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.