"Ai, que delícia o verão": confira como fica o tempo nesta nova estação que vai até março
Especialistas afirmam que este verão deve ser um dos mais quentes da história
Enfim, chegou a estação do ano mais aguardada por aqueles que curtem sol, mar e água fresca.
Começou nesta sexta, dia 22 (às 0h27 do horário de Brasília), o verão, previsto para encerrar no dia 20 de março de 2024.
Mas o que a maioria das pessoas quer saber, afinal, é como ficarão as temperaturas durante o período.
Para especialistas, este verão deve estar entre os mais quentes da história, com influência principalmente do auge do El Niño.
O Portal Multiplix conversou com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, sobre o que vem por aí.
Segundo ela, 2023 vai fechar como o ano mais quente já registrado no histórico de medições, perdendo apenas para 2016.
E, pelo visto, o calorão não vai se despedir nem tão cedo:
As temperaturas vão persistir acima da média em praticamente todo o país. Lembrando que a gente passa pelo El Niño, o fenômeno que já teve um pico agora em dezembro e vai ter mais um agora em janeiro, justamente no calor. Mas é em fevereiro que ganhará força.
Andrea explica que, atualmente, as temperaturas têm seguido um padrão bem característico do El Niño, esse fenômeno que tem influenciado a climatologia no país e deve continuar trazendo impactos até o primeiro trimestre do próximo ano, pelo menos:
Isso significa redução das chuvas na Região Norte do país e um aumento do volume na Região Sul, o que resulta em um aumento nas temperaturas. Ou seja, mantém o calor em praticamente todo o Estado do Rio de Janeiro.
Andrea ressalta ainda que apesar da região enfrentar uma intensidade forte de calor, são esperadas também chuvas para o estado, como um todo.
Ela disse ainda o que podemos esperar para as regiões Serrana e dos Lagos do Rio:
De um modo geral, vamos sim ter chuvas. A previsão que fazemos leva em consideração os próximos dias, já o estudo da climática mostra o que se pode esperar pelo próximo trimestre. E considerando isto, a expectativa é que as chuvas fiquem dentro da média.
Andrea acrescenta:
Durante o verão, também temos a Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno muito comum, que pode proporcionar chuvas na Região dos Lagos e incursão de frentes frias isoladas.
Região dos Lagos também tem dia de sol no primeiro dia de verão | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Andrea também destaca que o verão é, tipicamente, a estação mais chuvosa do ano, se comparada com as demais estações, com volumes significativos, de temporais, com a possibilidade de chuvas de granizo, rajadas de vento e trovoadas.
E já antecipa a previsão do tempo para este fim de semana, véspera de Natal:
Hoje e amanhã ainda tem a tendência de ser um tempo um pouco mais aberto, mas a previsão é de chuva para o fim de semana.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.