MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campanha Papai Noel dos Correios completa 35 anos e edição de 2024 é lançada nesta quinta-feira, no Rio

Interessados podem participar pela internet ou ir a uma agência

Por Erika Amaral
07/11/24 - 11:11
Campanha Papai Noel dos Correios completa 35 anos e edição de 2024 é lançada nesta quinta-feira, no Rio Campanha dos Correios que presenteia crianças carentes no Natal completa 35 anos | Foto: Divulgação/Correios

Na manhã desta quinta-feira, 7, ocorreu a cerimônia de lançamento do Papai Noel dos Correios 2024. A campanha é nacional, porém, cada estado realiza sua comemoração de maneira independente.

A ação conta com padrinhos para atender a pedidos de presentes de Natal feitos por estudantes de áreas carentes, matriculados em escolas públicas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de todo país.

Instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos e solicitações feitas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, também são atendidas.

Além disso, incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais são os objetivos do projeto.

Em 2024, a ação completa 35 anos. De acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida como Correios, desde o início, mais de 6 milhões de crianças tiveram seus pedidos atendidos.

A assessoria de imprensa da estatal explicou ao Portal Multiplix como a campanha foi criada:

A ideia surgiu com alguns funcionários que, durante a rotina de trabalho, encontravam cartinhas escritas por crianças e destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto nacional e corporativo.

O Papai Noel dos Correios acontece em todo o país, sendo que as regiões que mais recebem cartas são as mais populosas. Estados como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, totalizando 58% do total nacional.

Quem pode participar

No estado do Rio, a campanha segue até 13 de dezembro. As cartas manuscritas são enviadas aos Correios, passam por triagem e são disponibilizadas para que os interessados apadrinhem os pedidos.

Segundo a empresa, são selecionadas cartas sem identificação de endereço, telefone ou foto da criança. A identificação é realizada no momento do cadastro e não será divulgada para os padrinhos, em nenhuma hipótese.

Neste ano, há parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os textos de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais também serão disponibilizadas para adoção.

100% de adesão

No ano passado, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças. As adoções podem ser feitas por pessoas físicas, empresas ou outras instituições.

A participação massiva da sociedade é fundamental para o sucesso da campanha, segundo a organização:

Em todo o país, foram 270 mil cartinhas apadrinhadas. Aproximadamente 210 mil foram atendidas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por doações de mais de 200 parceiros, como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.

De acordo com os Correios, existem duas maneiras de aderir à campanha, o interessado pode encontrar cartinhas físicas se dirigindo às principais agências ou basta clicar no blog dos correios e seguir as instruções e saber as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes.

Em 2017, os Correios disponibilizaram as primeiras cartas online em cidades-piloto como São Paulo (Região Metropolitana), Recife, Porto Alegre, Cuiabá e Belém.

Em 2018, foram incluídas Goiânia e Salvador, e em 2019, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.

Já em 2020, devido à pandemia, a campanha foi totalmente digital, ou seja, não houve cartas físicas disponíveis para adoção, somente no Blog Noel. Desde o ano seguinte, a campanha tem formato híbrido, ocorrendo em agências e no blog.

Segundo a empresa, o maior desafio da campanha está "em mobilizar a sociedade, instituições e entidades a participarem da campanha para assim conseguirmos o maior número possível de adoções".

A assessoria dos Correios destaca as expectativas para este ano:

Em 35 anos, esse movimento tem dado muito certo. Já são mais de 6 milhões de cartas atendidas na história da campanha e para 2024, a empresa pretende superar o número de cartinhas adotadas na última ação: mais de 270 mil.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!#


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.