Chuvas causam transtornos em Teresópolis, Sumidouro, Cordeiro e Cantagalo na Região Serrana
Governo do Estado do Rio segue monitorando as chuvas e mobilizando equipes para atuar nos municípios afetados
As chuvas do fim de semana assustaram moradores da Região Serrana do Rio. As cidades de Teresópolis, Sumidouro, Cordeiro e Cantagalo foram as mais atingidas na área de cobertura do Portal Multiplix.
No vídeo acima, é possível ter uma noção de como os municípios foram atingidos pelo temporal. Alguns sofreram com alagamentos e vias precisaram ser fechadas para garantir a segurança dos motoristas.
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), publicou nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira, 29, que a Defesa Civil segue monitorando as cidades para que, caso necessário, o estado entre em ação:
Estamos atentos aos municípios de Cordeiro, Cantagalo e Teresópolis, atingidos pelas fortes chuvas neste fim de semana. A Defesa Civil estadual está monitorando as consequências em tempo real e todos os protocolos foram imediatamente acionados. Nossas equipes estão sempre preparadas para prestar socorro e apoio onde for necessário, em qualquer ponto do estado do Rio de Janeiro.
Veja abaixo os balanços dos municípios:
Teresópolis
A cidade de Teresópolis registrou 18 ocorrências durante o fim de semana. Foram 15 deslizamento de terra em ruas dos bairros Araras, Comary, Vale da Revolta, Meudon, Cecília, Pimentel, Beira Linha, Fátima, Santa Cecília e Quinta Lebrão.
Além disso, foi identificada uma árvore com risco de queda na estrada Isaias Vidal, em Albuquerque, e um afundamento de via pública na rua Raquel Rodrigues de Oliveira, no Meudon.
Também foram registrados alagamentos na Granja Guarani, Parque do Ingá, Santa Cecília, Albuquerque, Tijuca, Alto, São Pedro, Araras e Várzea.
De acordo com a Defesa Civil, nove pessoas estão desalojadas, sendo cinco adultos e quatro menores.
Os maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24h foram no Parnaso com 100,4 mm, São Pedro com 90,1 mm e Meudon com 85,4 mm.
A Prefeitura de Teresópolis informou que para as próximas horas o estágio é de alerta e a previsão é de chuva moderada a ocasionalmente forte.
Os moradores devem ficar atentos aos avisos via SMS e sirenes. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos canais oficiais: 0800 2021066 ou (21) 2742-8264.
A BR-116, Serra que liga o Rio a Teresópolis, precisou ser fechada na tarde de domingo, 29, entre os km 93 e 109 para garantir a segurança dos usuários. A pista foi liberada após mais de 2h depois e, na manhã desta segunda-feira, 30, segue com trânsito autorizado.
Informações atualizadas sobre a via podem ser obtidas no site da concessionária EcoRioMinas.
Sumidouro
Em Sumidouro, as localidades de Arrozal, Soledade, Campo Leal e Murineli foram surpreendidas por uma forte chuva, que atingiu muitas plantações.
A prefeitura divulgou que a rua Geraldo Leoncio Ferreira (linha) foi interditada devido ao deslocamento de rochas que poderiam causar acidentes.
A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil do município para saber mais informações sobre as ocorrências do fim de semana, que por meio de nota respondeu:
Tivemos inundação na localidade de Arrozal (zonal rural) onde aproximadamente quatro residências foram atingidas, não tivemos nenhum caso de óbito ou desabrigados. As famílias das residências atingidas foram procuradas e assistidas pela Defesa Civil e Assistente Social. Também na localidade de Arrozal uma ponte de madeira foi interditada pela devido à força da água e ocorreu um desmoronamento de parte da cabeceira da mesma.
A prefeitura também informou que houve um problema em um trecho da RJ-242, onde existem aduelas de concreto e parte do serviço foi descalçado devido ao grande volume de águas.
O local foi sinalizado e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER), responsável pela via, acionado.
Também com a forte chuva houve uma grande cheia do rio Paquequer nas localidades de Soledade 2 e Campo Leal. Não houve desalojados ou desabrigados na área.
Vários pontos de barreiras foram identificados na localidade de Campo Leal e Santa Rita (zona rural).
A Prefeitura de Sumidouro disse que a Secretaria de Obras realizou a liberação e limpeza das vias.
Caso seja necessário, a Defesa Civil está disponível pelos telefones: (22) 2531-1347 ou (22) 98140-2559.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Vai chover? Veja a previsão do tempo para o Réveillon nas regiões Serrana e dos Lagos do Rio
Cordeiro
Já na cidade de Cordeiro, o prefeito Leonan (PL), acompanhado do vice Elvis, realizou uma reunião com a Defesa Civil estadual e municipal, as secretarias de Obras, Assistência Social e Meio Ambiente para alinhar estratégias de enfrentamento aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município.
De acordo com o informativo divulgado nas redes sociais, os pontos mais críticos foram Alto do Retiro, o bairro Manancial, Dois Vales e Lavrinhas.
O secretário municipal de Defesa Civil, Ailton Farinha Taveira, falou sobre a situação:
Choveu no nosso município 53 mm em um curto espaço de tempo e a gente fez a reunião, montou o gabinete de crise e estamos dando a resposta aqui à nossa comunidade.
O prefeito confirmou a publicação do "decreto do gabinete de crise" e disse que vai fazer um trabalho em conjunto com o governo estadual para:
Decretar o nível dois de emergência no município, principalmente para priorizar os pontos críticos da cidade que demandam obras de urgência.
Ainda segundo Leonan, esta segunda-feira, 30, será um dia de muito trabalho no município:
Estamos com as secretarias de Obras, Serviço Público, Meio Ambiente, Agricultura mobilizadas para recuperar e limpar as estradas vicinais. Todos os bairros da cidade estão passando por lavagem das ruas, retirada de barro e entulho, e a Secretaria de Assistência Social está fazendo o levantamento das várias casas, principalmente no bairro Dois Vales e Manancial, que foram afetadas.
O prefeito também afirmou que "não houve nada de grave, com nenhum munícipe".
Em casos de emergência, os moradores podem ligar para o 199, (22) 98107-6252 ou 2070-2717.
Cantagalo
Em Cantagalo, o nível do rio que corta a cidade subiu com a quantidade de chuva e algumas vias tiveram pequenos alagamentos.
Nas redes sociais a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito informou que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone (22) 92081-4265.
A reportagem solicitou um balanço das ocorrências do fim de semana à prefeitura do município, mas ainda não obteve retorno.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!