Colgate recorre e Anvisa suspende interdição de venda de creme dental, mas emite alerta à população
Recomendação é para todos os cremes dentais que tenham o fluoreto de estanho em sua formulação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, que havia sido determinada na última quinta-feira, 27, após recurso apresentado pela empresa. Contudo, o órgão emitiu um alerta à população sobre o tema.
A nova nota publicada pela Anvisa aborda a possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de cremes dentais que contenham fluoreto de estanho. A orientação é que os consumidores e profissionais de saúde notifiquem reações adversas às autoridades sanitárias.
O alerta é uma manifestação técnica que aponta sinais de riscos associados a produtos sujeitos à Vigilância Sanitária e servem como orientação aos consumidores e profissionais de saúde. Ele se aplica a todos os cremes dentais que tenham o fluoreto de estanho em sua formulação.
A agência recomenda que os usuários observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Se o desconforto persistir, é importante procurar um profissional de saúde.
Já os profissionais de saúde devem monitorar indícios de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. Os fabricantes devem garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações.
Por meio de nota, a Anvisa também explicou a suspensão da interdição:
A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado a exposição ao produto. Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa.
Algumas das possíveis reações adversas relacionadas ao uso de cremes dentais contendo fluoreto de estanho são:
lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
problemas na língua;
sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
sensação de dormência (lábios/boca); e
irritações gengivais.
O que diz a empresa
Por meio de nota publicada em seus canais de comunicação, a Colgate garantiu que tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçou o compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.
Estamos cientes da determinação da Anvisa sobre a interdição cautelar do produto creme dental Total Clean Mint. Estamos trabalhando no intuito de colaborar com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários.
A empresa seguiu, na nota:
Reforçamos que essa decisão se aplica exclusivamente à variante Total Clean Mint, não impactando quaisquer outros cremes dentais da Colgate. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele.
A empresa se colocou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores e disponibilizou um canal específico para questionamentos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!