"Dependemos para trabalhar", diz morador sobre ponte que precisa de manutenção em Lumiar
Com última reforma há cinco anos, estrutura que dá acesso a localidades está parcialmente interditada
A ponte do Encontro dos Rios, um dos pontos turísticos mais procurados, principalmente durante o verão, em Lumiar, no 5º distrito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está parcialmente interditada por conta das más condições da estrutura.
No início deste mês, após denúncias de moradores, a Defesa Civil fez uma vistoria no local, que dá acesso às regiões de Toca da Onça e Aldeia Velha.
O resultado indicou que a estrutura precisa urgentemente de reparos. Veículos pesados, como caminhões e ônibus, foram proibidos de passar pela ponte.
Segundo a prefeitura, o material necessário para fazer a manutenção ainda não está disponível para que as obras comecem:
A Secretaria de Obras e a Subprefeitura de Lumiar estão aguardando a chegada de seis das dez vigas necessárias para realizar o reparo. Os pranchões já estão prontos e, tão logo o restante das vigas for entregue, os trabalhos serão iniciados para recuperação da ponte do Encontro dos Rios.
Ponte passou por reformas em 2019 | Foto: Raphael Pinheiro/Acervo
A restrição de trânsito segue no local, enquanto a construção não começa. A prefeitura pede a colaboração dos moradores para que respeitem as regras de interdição:
O acesso à ponte está proibido para veículos pesados. Uma sinalização foi instalada, porém, retirada por populares. Nesse sentido, a prefeitura solicita a compreensão de todos para que não retirem a sinalização, visando a segurança de todos que trafegam por ali.
Um morador da Toca da Onça, que preferiu não se identificar, falou com a reportagem sobre a situação do local. Segundo ele, a ponte foi reformada há cinco anos e, de lá pra cá, não houve mais nenhuma manutenção:
A ponte veio apodrecendo e está com as vigas muito podres. Depois de uma solicitação feita ao vereador Zezinho do Caminhão, a Defesa Civil analisou tudo e proibiu o caminhão de passar por lá. Mas, nós dependemos para trabalhar.
O morador explicou que o problema do acesso tem sido motivo de transtorno na região:
Tem até outro caminho que a gente consegue sair da Toca da Onça. Só que apenas 'carro alto' passa, e muito mal. 'Carro baixo' é muito difícil de passar. É uma estrada meio que abandonada, então já não costuma ter manutenção mesmo. Se a gente precisar de urgência, a gente não tem acesso. A estrada daqui já está abandonada e precária há muito tempo. Tem dono de pousada que está tendo vários prejuízos com os hóspedes. Estamos assim, isolados, né?
Ponte do Encontro dos Rios totalmente abandonada | Foto: Kessia Coutinho
O morador informou também que até as aulas das crianças estão sendo afetadas:
As vans escolares não estão vindo buscar as crianças. A Secretaria de Educação não permitiu que as vans passem por ali, então, minha filha e outras crianças estão sem estudar.
A reportagem entrou em contato novamente com a prefeitura para ter uma resposta sobre esse assunto e o Executivo informou que o serviço não foi interrompido:
A Secretaria Municipal de Educação esclarece que o serviço de transporte atende a um número muito pequeno de crianças que moram naquela região. A orientação durante esse período de interdição de tráfego de veículos pesados na ponte do Encontro dos Rios é que os pais, por medida de segurança, façam baldeação com as crianças que pegam a van escolar, do outro lado da ponte.
Pregos expostos e madeira podre na ponte do Encontro dos Rios | Foto: Kessia Coutinho
Em 2019, a ponte passou por reformas para a substituição das vigas e dos 200 pranchões de madeira que apresentavam rachaduras em sua estrutura. Na época, a obra custou cerca de R$ 36.298.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!