MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, tem fim de semana marcado por queimadas

Frente fria provoca chuva e diminui a incidência de focos de incêndio na região; número de queimadas cresceu cerca de 85% no estado

Por Kessia Coutinho
26/08/24 - 13:35

Moradores de diversos pontos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registraram, no último sábado, 24, o 'sol vermelho', um fenômeno visualmente impressionante, mas que está diretamente relacionado às grandes queimadas na cidade.

Os incêndios geraram vários transtornos para a população e empresários do distrito de Lumiar, como é o caso da Regina Gobbi, proprietária de uma eco pousada, que fica na estrada Ribeirão das Voltas.

Durante o fim de semana, ela e os hóspedes foram surpreendidos pelo fogo, como relata Regina:

No sábado [24], às seis e 'pouca' da manhã, eu fui preparar o café. Estava com dois casais aqui na pousada e meu filho falou assim 'tem fogo ali no morro, aqui em frente e do lado da pousada'. Eu olhei e, nesta hora, apareceu um rapaz de moto, Felipe, que é engenheiro florestal e mora aqui perto, falando comigo que estava pegando fogo em toda a mata. Eu olhei para cima, tinha uma coluna imensa, do chão até em cima, na mata atlântica, de fogo. Ele [Felipe] falou 'eu vou chamar os vizinhos e vou ver com o Inea' e eu falei que ia descer para chamar os bombeiros.

A proprietária ainda disse que um hóspede chegou a passar mal e que o fogo foi controlado no local com a ajuda dos bombeiros e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea):

Eu desci, liguei imediatamente para a Polícia Civil do Rio, avisei a eles e pedi que se pudessem me ajudar com o contato com os bombeiros de Friburgo. Entrei em contato com os bombeiros, que falaram que viriam rápido. Também tivemos a presença rápida aqui do Inea, da APA, do Inea de Guapimirim e dos bombeiros de Friburgo.

Regina também contou como o fogo foi controlado:

Muitos moradores vieram, tentaram fazer algo, mas não tinham como controlar o fogo, porque ele tinham muitos focos. Aqui na pousada tem duas estradas de acesso. Semana passada queimou a parte de baixo. E agora foi a parte de cima. E eram muitos focos. Tanto é que o Inea e a APA ficaram aqui na parte de cima com os moradores, tinham umas 40, 50 pessoas aqui, e os bombeiros desceram para ficar no lago, tirando água, porque senão pegaria fogo em todas as instalações de baixo.

Equipes trabalharam no combate ao fogo em Lumiar Equipes trabalharam no combate ao fogo em Lumiar | Foto: Arquivo pessoal/Regina Gobbi

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados às 8h25 para essa ocorrência e o controle do incêndio só foi concluído às 20h.

No sábado, 24, também na parte da noite, a corporação foi acionada para uma ocorrência no Cemitério da Pedra Riscada, no km 2 de Lumiar. No local, as chamas podiam ser vistas de longe. O incêndio só foi controlado por volta de 2h55 da madrugada.

Números no Estado do Rio

O número de incêndios florestais cresceu cerca de 85% no Rio de Janeiro, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

Só nos oito primeiros meses deste ano, a corporação já atendeu 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em 2023, houve atuação em 11.037 combates a fogo em vegetação. De 1° de janeiro a 23 de agosto foram 7.417 chamados.

Já em 2024, até agora, houve 13.595 acionamentos, 2.558 a mais que em todo o ano anterior.

Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias estão no topo do ranking dos municípios mais afetados.

Araruama, na Região dos Lagos e Nova Friburgo, na Serra, também são destaque.

Mudança no tempo

Início da tarde desta segunda-feira, 26, com chuva em Nova Friburgo Início da tarde desta segunda-feira, 26, com chuva em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/GigaTV

A frente fria que chegou na região e provocou chuva favoreceu a diminuição das queimadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta para 'Declínio de Temperatura', com perigo potencial até às 18h desta segunda-feira, 26.

Nos próximos dias a temperatura deve começar a subir novamente.

Na terça-feira, 27, a mínima deve ser de 7ºC e a máxima de 19ºC. Já na quarta, 28, a previsão fica entre 7ºC e 21ºC.

Na quinta, 29, as temperaturas vão variar entre 8ºC e 24ºC e na sexta-feira, 30, 9ºC e 23.ºC.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.