Distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, tem fim de semana marcado por queimadas
Frente fria provoca chuva e diminui a incidência de focos de incêndio na região; número de queimadas cresceu cerca de 85% no estado
Moradores de diversos pontos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registraram, no último sábado, 24, o 'sol vermelho', um fenômeno visualmente impressionante, mas que está diretamente relacionado às grandes queimadas na cidade.
Os incêndios geraram vários transtornos para a população e empresários do distrito de Lumiar, como é o caso da Regina Gobbi, proprietária de uma eco pousada, que fica na estrada Ribeirão das Voltas.
Durante o fim de semana, ela e os hóspedes foram surpreendidos pelo fogo, como relata Regina:
No sábado [24], às seis e 'pouca' da manhã, eu fui preparar o café. Estava com dois casais aqui na pousada e meu filho falou assim 'tem fogo ali no morro, aqui em frente e do lado da pousada'. Eu olhei e, nesta hora, apareceu um rapaz de moto, Felipe, que é engenheiro florestal e mora aqui perto, falando comigo que estava pegando fogo em toda a mata. Eu olhei para cima, tinha uma coluna imensa, do chão até em cima, na mata atlântica, de fogo. Ele [Felipe] falou 'eu vou chamar os vizinhos e vou ver com o Inea' e eu falei que ia descer para chamar os bombeiros.
A proprietária ainda disse que um hóspede chegou a passar mal e que o fogo foi controlado no local com a ajuda dos bombeiros e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea):
Eu desci, liguei imediatamente para a Polícia Civil do Rio, avisei a eles e pedi que se pudessem me ajudar com o contato com os bombeiros de Friburgo. Entrei em contato com os bombeiros, que falaram que viriam rápido. Também tivemos a presença rápida aqui do Inea, da APA, do Inea de Guapimirim e dos bombeiros de Friburgo.
Regina também contou como o fogo foi controlado:
Muitos moradores vieram, tentaram fazer algo, mas não tinham como controlar o fogo, porque ele tinham muitos focos. Aqui na pousada tem duas estradas de acesso. Semana passada queimou a parte de baixo. E agora foi a parte de cima. E eram muitos focos. Tanto é que o Inea e a APA ficaram aqui na parte de cima com os moradores, tinham umas 40, 50 pessoas aqui, e os bombeiros desceram para ficar no lago, tirando água, porque senão pegaria fogo em todas as instalações de baixo.
Equipes trabalharam no combate ao fogo em Lumiar | Foto: Arquivo pessoal/Regina Gobbi
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados às 8h25 para essa ocorrência e o controle do incêndio só foi concluído às 20h.
No sábado, 24, também na parte da noite, a corporação foi acionada para uma ocorrência no Cemitério da Pedra Riscada, no km 2 de Lumiar. No local, as chamas podiam ser vistas de longe. O incêndio só foi controlado por volta de 2h55 da madrugada.
Números no Estado do Rio
O número de incêndios florestais cresceu cerca de 85% no Rio de Janeiro, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do estado.
Só nos oito primeiros meses deste ano, a corporação já atendeu 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado.
Em 2023, houve atuação em 11.037 combates a fogo em vegetação. De 1° de janeiro a 23 de agosto foram 7.417 chamados.
Já em 2024, até agora, houve 13.595 acionamentos, 2.558 a mais que em todo o ano anterior.
Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias estão no topo do ranking dos municípios mais afetados.
Araruama, na Região dos Lagos e Nova Friburgo, na Serra, também são destaque.
Mudança no tempo
Início da tarde desta segunda-feira, 26, com chuva em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/GigaTV
A frente fria que chegou na região e provocou chuva favoreceu a diminuição das queimadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta para 'Declínio de Temperatura', com perigo potencial até às 18h desta segunda-feira, 26.
Nos próximos dias a temperatura deve começar a subir novamente.
Na terça-feira, 27, a mínima deve ser de 7ºC e a máxima de 19ºC. Já na quarta, 28, a previsão fica entre 7ºC e 21ºC.
Na quinta, 29, as temperaturas vão variar entre 8ºC e 24ºC e na sexta-feira, 30, 9ºC e 23.ºC.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!