Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fortes chuvas do fim de semana deixam 523 pessoas desalojadas e 48 desabrigadas no Rio de Janeiro

Segundo a Defesa Civil, tempo segue instável em vários pontos do estado, inclusive na Região Serrana

Por Rômullo Espíndola
07/04/25 - 15:45
Fortes chuvas do fim de semana deixam 523 pessoas desalojadas e 48 desabrigadas no Rio de Janeiro Cerca de 1.600 militares estão participando da operação de prevenção e mitigação das chuvas | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro nos últimos dias deixaram 523 pessoas desalojadas e 48 desabrigadas, conforme dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ (CBMERJ). Oitenta e uma vítimas, sem gravidade, foram salvas pela corporação.

De acordo com o CBMERJ, os agentes atenderam a pelo menos 570 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o estado, desde a última sexta-feira, dia 4, incluindo 313 cortes de árvore, 174 salvamentos de animal, 37 alagamentos, 18 deslizamentos de terra, entre outros.

Não há registro de óbitos relacionados às chuvas, segundo os bombeiros.

Cerca de 1.600 militares estão participando da operação de prevenção e mitigação das chuvas. Incluindo Grupos de Resposta a Desastres, compostos por especialistas em inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, desabamentos e soterramentos.

Conforme boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil do estado, as condições do tempo ainda seguem instáveis, com previsão de redução da nebulosidade, com "céu nublado passando a parcialmente nublado, com chuvas fracas, isoladas, nas regiões da Costa Verde e Sul":

Os ventos estarão de fracos a moderados. A temperatura mínima prevista é de 11°C na Região Serrana. Permanecem as condições de risco hidrológico moderado para todas as regiões.

Há previsão de retorno do risco de deslizamento para moderado nas regiões Costa Verde, em Angra dos Reis, Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, e Serrana, em Petrópolis e Teresópolis. Em caso de mudança de cenário, a Defesa Civil estadual atualizará as informações e emitirá novos alertas.

Cidades mais atingidas

Em situação de emergência, o município de Angra dos Reis contabilizou até esse domingo, 6, 331 desalojados acolhidos em quatro abrigos abertos pela Prefeitura. A orientação para essas pessoas é que permaneçam nos abrigos até que a Defesa Civil realize a vistoria dos imóveis e ateste que é seguro retornar para casa.

Em paralelo ao serviço de limpeza, que está sendo reforçado em toda a cidade, profissionais do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) estão no Parque Mambucaba em busca de cães, gatos e animais de grande porte, como cavalos, que precisam ser resgatados.

Em Petrópolis, outra cidade do estado muito afetada pelas chuvas, a Defesa Civil recebeu de sexta-feira, 4, até a manhã desta segunda-feira, 7, 162 chamados. As equipes do órgão já vistoriaram 102. Não há registro de vítimas.

As equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) continuam atuando na limpeza e desobstrução das áreas atingidas, com a retirada de árvores e galhos, limpeza de ruas em conjunto com a Águas do Imperador e órgãos do Governo do Estado.

Área de cobertura do Portal Multiplix

Na área de cobertura do Portal Multiplix, Teresópolis, na Serra Fluminense, foi a cidade mais afetada pelas chuvas. Equipes das secretarias de Defesa Civil, de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, entre outras, estão em diversas localidades para prestar atendimento aos moradores.

O prefeito Leonardo Vasconcellos (União) vem visitando os bairros e acompanhando o trabalho das equipes das secretarias municipais, que atuam ininterruptamente desde a última sexta-feira, 4, no atendimento à população, na realização de vistorias técnicas, na liberação e limpeza de vias públicas afetadas por quedas de árvores e de barreiras.

"Estamos percorrendo cidade e interior, acolhendo as pessoas com atendimento social e de saúde, verificando as condições dos bairros e fazendo um 'faxinaço' geral. Continuamos mobilizados para a a volta à normalidade o mais breve possível", destacou o prefeito.

Maiores volumes de chuva registrados no sábado, 5, foram: Vale da Revolta, com 238.8mm, Parnaso, com 229.6mm, e Barroso, com 198.6mm. Maiores volumes de chuva registrados no sábado, 5, foram: Vale da Revolta, com 238.8mm, Parnaso, com 229.6mm, e Barroso, com 198.6mm. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, Teresópolis segue no estágio de atenção. Entre sexta-feira, 4, e domingo, 6, foram registradas 57 ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra, alagamentos, afundamentos de via, quedas de árvores e vistorias preventivas em estruturas de alvenaria.

Atualmente, existem 12 pessoas desalojadas e que recebem acolhimento nos pontos de apoio do Vale da Revolta (7) e no CRAS Barroso (5). As equipes seguem empenhadas no atendimento aos moradores das comunidades afetadas, com prioridade para as situações de risco imediato.

Os pontos de apoio seguem abertos para abrigar quem necessitar.

Os maiores volumes de chuva registrados no sábado, 5, foram: Vale da Revolta, com 238.8mm, Parnaso, com 229.6mm, e Barroso, com 198.6mm. Além disso, tiveram alagamentos, em vários pontos, e transbordamentos do rio Paquequer, nas regiões da Beira Linha, Caxangá, Meudon, Três Córregos e Vargem Grande.

Equipes da Prefeitura de Teresópolis realizam limpeza de ruas nesta segunda-feira, 7Equipes da Prefeitura de Teresópolis realizam limpeza de ruas nesta segunda-feira, 7 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

A Ecovias Rio Minas, que administra a BR-116, informou que o trecho de serra que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis chegou a ficar totalmente interditado. Porém, a pista já foi liberada e a concessionária afirmou que segue em estágio de alerta e monitorando a rodovia.

Em caso de emergência, o morador deve ligar para 0800 202 1066 ou entrar em contato via WhatsApp 2742-8264. A prefeitura reforça que todos fiquem atentos aos alertas via SMS e sirenes, além dos comunicados divulgados nas redes sociais e canais oficiais.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.