Friburgo e Teresópolis registram ocorrências devido às chuvas que atingem a Região Serrana
Previsão do Inmet é de mais chuvas intensas até a manhã desta quarta-feira
Está chovendo sem parar desde o início da semana em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
A Defesa Civil da cidade está em estado de atenção e não registrou ocorrências graves durante as chuvas recentes, mas foram feitos 13 chamados entre segunda-feira, 19, e esta terça-feira, 20.
Os registros foram nos bairros Chácara do Paraíso, Riograndina, Ponte da Saudade, Bela Vista, Centro, Campo do Coelho, Debossan, Braunes, Catarcione, Cardinot e Vila Amélia.
Em Teresópolis, a Defesa Civil registrou entre segunda, dia 19, e esta terça, 20, duas ocorrências. Houve deslizamento de terra, com duas pessoas desalojadas no Perpétuo, e o outro chamado ocorreu devido ao risco de queda de árvore.
A cidade está estágio de atenção devido aos valores acumulados nas últimas 24 horas. A previsão é de chuva moderada a ocasionalmente forte para os próximos dias.
Os maiores registros foram 30.2 mm/24h no Parnaso, 25.32 mm/24h em Vargem Grande, 30 mm/24h na Coreia e 25.4mm/24h no Corta Vento.
Há risco alto de deslizamentos de terra na cidade. A Defesa Civil pede para os moradores ficarem atentos aos alertas via SMS e ao toque das sirenes. Em caso de emergência , os moradores devem ligar para o número 199 ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 2742-7025.
Previsão do Inmet
Chuvas intensas com riscos: essa a previsão meteorológica para todos os municípios da área de cobertura do Portal Multiplix.
De acordo com o aviso publicado nesta terça-feira, dia 20, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a quarta, 21, o volume de chuva será entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60 -100 km/h).
Há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A previsão do Inmet inclui os seguintes municípios: Armação de Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajado de Moraes.
O Inmet orienta que em casos de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Também desaconselha estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E acrescenta:
Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para obter outras informações, os moradores dessas cidades devem entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.