Inverno começa oficialmente nesta quarta-feira e deve ter tempo mais quente e seco
Meteorologista do Inmet explica ao Portal Multiplix como ficam os termômetros durante a estação mais fria do ano
Apesar do belo céu azul das manhãs das últimas semanas, o tempo está bem mais frio, principalmente na Região Serrana do Rio. O vento gelado já fez muita gente tirar os casacos, gorros e cachecóis do armário neste período.
Mas, oficialmente, o inverno aqui no hemisfério sul começa nesta quarta-feira, dia 21, às 11h58, e vai se estender até o dia 23 de setembro, mais precisamente às 3h50.
Para a nova estação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o tempo fique mais seco e menos chuvoso na região Sudeste. Apesar disso, não se descarta a ocorrência de chuvas mais intensas próximas ao litoral, devido às passagens das frentes frias.
Temperaturas sobem ao longo do inverno
Ao Portal Multiplix, a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explicou que as temperaturas neste inverno tendem a permanecer acima da média para o período, mas, também há possibilidade de queda brusca nos termômetros em alguns dias:
Em julho, a gente ainda vai sentir temperaturas mais baixas. Já em agosto e setembro, as temperaturas vão se elevar e teremos meses mais quentes, com umidade baixa.
E realmente é bom estar preparado para essas mudanças no tempo. Segundo a meteorologista, as máximas, durante os três meses do inverno, devem ficar entre 20º C e 21º C.
Com a chegada do El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas, é esperado um aumento de 1° C a 2° C acima da média no Sudeste. Parece pouco, mas implica em temperaturas bem maiores do que os valores típicos destes meses de junho, julho e agosto.
Geada na Região Serrana
Pontos mais altos da serra podem ter geada, como no ano passado | Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Durante o período mais frio, pode ocorrer a formação de geada em pontos isolados nas áreas com altitude elevada, como em Nova Friburgo, na Região Serrana, por exemplo.
A meteorologista do Inmet reforçou ainda que haverá muita névoa no inverno, em função das inversões térmicas no período da manhã:
Será comum a formação de nevoeiros ou névoa úmida, com uma redução de visibilidade no inverno.
Estação terá bastante névoa pela manhã na Região Serrana | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Elevação das temperaturas
Andrea finalizou explicando que o El Niño vai permanecer pelos próximos meses e que o fenômeno poderá variar de intensidade, sendo de moderada a forte:
No Brasil, o El Niño aumenta o risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul do país. Vale lembrar que um único episódio do fenômeno não será capaz de provocar todos os impactos, mas aumenta consideravelmente as chances de ocorrência deles.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.