MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Marinha investiga causas de duas explosões de lanchas ocorridas em menos de dez dias em Cabo Frio

Guarda Civil vai promover uma campanha de conscientização sobre segurança e manutenção das embarcações

Por Rômullo Espíndola
21/05/24 - 16:11 Atualizada em 21/05/24 - 16:55
Marinha investiga causas de duas explosões de lanchas ocorridas em menos de dez dias em Cabo Frio Casos estão em fase inicial de coleta de informações e oitiva de testemunhas | Fotos: Divulgação/Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio

Em menos de 10 dias duas lanchas explodiram e pegaram fogo em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. No caso mais recente, ocorrido na última sexta-feira, 17, uma embarcação ficou em chamas próximo à Ilha do Papagaio. As cinco pessoas que estavam na lancha se jogaram ao mar.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o proprietário da embarcação, de 30 anos, foi encaminhado para o Hospital Central de Emergência (HCE) após ter inalado fumaça e apresentado tosse com sangue (escarro hemoptoico), mas foi liberado após algumas horas de observação. Os outros tripulantes não se feriram.

Veja no vídeo abaixo o momento em que a embarcação pega fogo:

A Marinha informou que a lancha sofreu uma avaria, ocasionando um incêndio e que não foram encontradas irregularidades, tanto na documentação da embarcação, quanto na habilitação do condutor. Um inquérito administrativo foi aberto para apurar as causas e possíveis responsabilidades.

Uma semana antes, no dia 10 de maio, seis pessoas que estavam em uma outra lancha, entre elas, três crianças, ficaram feridas após a embarcação explodir no Arco do Canal. Ao contrário desse caso mais recente, todos a bordo ficaram em estado grave, com mais de 50% do corpo com queimaduras.

Ao Portal Multiplix, a Prefeitura de Cabo Frio informou que na embarcação estavam o condutor da lancha e um casal com três filhos. A família é da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Em um vídeo, um homem afirma ter visto o motor da embarcação explodindo, a ponto de ter sido lançado ao ar.

Conforme explicado pela Marinha a nossa reportagem, nesta terça-feira, 21, os dois casos possuem inquéritos abertos e estão em fase inicial de coleta de informações e oitiva de testemunhas. Após concluídos, os autos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo (TM).

O órgão é responsável por julgar a ação e eventualmente atribuir sanções punitivas na esfera administrativa, tais como multas, suspensão e até cancelamento dos certificados de habilitação.

NOTÍCIA RELACIONADA:

Marinha abre inquérito para investigar causa da explosão de lancha em Cabo Frio

A Marinha esclareceu também que a embarcação envolvida no incidente do dia 10 foi reflutuada e levada para a marina designada pelo proprietário, onde passou por perícia. Já a lancha do caso do dia 17, afundou no local do incêndio e o proprietário foi notificado para que realize a reflutuação da embarcação.

Por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio), a Marinha ressaltou que realiza inspeções diárias nos quatorze municípios que fazem parte da sua área de jurisdição.

A delegacia informou ainda que neste ano já foram realizadas 5.425 abordagens, resultando em 260 notificações, além de 16 apreensões na região.

Campanha de conscientização

Diante das ocorrências registradas no município, a Guarda Civil Municipal vai promover em breve uma campanha de conscientização sobre segurança e a importância da manutenção das embarcações, para a prevenção de acidentes, conforme informou a prefeitura ao Portal Multiplix nesta terça-feira, 21.

O município reforçou que os dois acidentes ocorridos nos últimos dias foram em lanchas particulares e que, de acordo com o levantamento da Guarda Marítima e Ambiental, a cidade possui cerca de 10 marinas particulares com aproximadamente 705 embarcações, mas nem todas fazem o serviço de aluguel para turistas:

Em abril deste ano, o Conselho Municipal de Turismo instituiu a Comissão de Turismo Náutico com objetivo de analisar, revisar e elaborar propostas na legislação municipal sobre o ordenamento do setor. A referida comissão está propondo uma série de medidas com objetivo de reforçar a segurança e a sustentabilidade da atividade de forma responsável.

A prefeitura destacou ainda que a responsabilidade pela fiscalização de embarcações, na água, incluindo as que oferecem passeios turísticos, é incumbência da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.