Barco-táxi afunda em Arraial do Cabo e ocupantes são socorridos às pressas
Cerca de 30 pessoas estavam na embarcação; duas foram levadas ao hospital, mas já foram liberadas
Um barco-táxi utilizado no transporte de turistas em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, afundou na tarde dessa quinta-feira, 2, enquanto navegava entre as prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia dos Anjos.
O incidente ocorreu próximo a um ponto turístico conhecido como "Casa da Ana Maria Braga". Segundo testemunhas, a embarcação transportava cerca de 30 passageiros, que precisaram ser resgatados às pressas.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver pessoas de outros barcos ajudando no resgate das vítimas, enquanto algumas ainda estavam na água aguardando socorro.
De acordo com a administração municipal, dois ocupantes foram levados ao Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) com ferimentos leves, ficaram em observação por algumas horas e foram liberadas.
O que dizem as autoridades
O caso aconteceu na área da Reserva Extrativista Marinha, onde a fiscalização deve ser realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo.
O Portal Multiplix também entrou em contato com a Capitania dos Portos, que informou ter tomado conhecimento do naufrágio do barco-táxi "Joana Tour” na tarde dessa quinta, 2, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio):
A DelCFrio encaminhou prontamente uma equipe de Busca e Salvamento que, ao chegar no local, constatou que todos os tripulantes e passageiros já haviam sido resgatados e que nenhum deles precisou ser hospitalizado.
O órgão afirmou ainda que não foram encontradas irregularidades na documentação da embarcação. A DelCFrio reiterou que não houve poluição hídrica e que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades:
Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no art. 42 da lei n° 2.180/54.
À reportagem a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada na 132ª DP e que: "diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do fato".
O Portal Multiplix tenta contato com os responsáveis pela embarcação.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!