Baleia jubarte e barco com pescadores se envolvem em incidente no mar em Arraial do Cabo; veja o vídeo
Animal bateu no cabo da âncora de um dos barcos, assustou-se e arrastou a embarcação
Uma baleia jubarte e um barco de pescadores se envolveram em um incidente no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, nessa segunda-feira, 24. O animal bateu no cabo de uma âncora, assustou-se e arrastou a embarcação
Um vídeo postado nas redes sociais mostra o registro dessa ocorrência. Veja abaixo:
A prefeitura da cidade informou que, de acordo com Maycon Victorino, presidente Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo (Funtec), o incidente não trouxe transtorno à vida dos pescadores nem da baleia.
O local é uma zona de pesca da Praia Grande, onde é registrado um grande número de animais marinhos. Os pescadores têm recolhido muito Peroá e as embarcações ficam ancoradas naquelas mediações, que também é rota de migração das baleias jubarte, esclareceu o governo cabista.
Diante da atitude natural do animal, prontamente, os tripulantes cortaram o cabo | Foto: Divulgação/Funtec
Diante da atitude natural do animal, prontamente, os tripulantes cortaram o cabo. A partir deste momento, a Funtec passou a monitorar o mamífero por meio de um drone, ainda com o cabo da garateia (espécie de anzol) presa à cauda.
Através do rádio, a lancha do ICMbio, que estava no mar, foi acionada, assim como a embarcação de pesquisa do laboratório Ecomar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com diversos pesquisadores, destacou a prefeitura.
Um barco de pesca tradicional também prestou apoio. O animal foi avaliado. Assim que a equipe se preparou para mergulhar, a baleia conseguiu soltar o cabo da sua nadadeira peitoral esquerda, retornando para o mar aberto e em segurança.
Incidente não trouxe transtorno à vida dos pescadores nem do animal | Foto: Divulgação/Funtec
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
VÍDEO: baleias são flagradas em Arraial do Cabo e marcam início de nova temporada de avistamento Pesquisadores flagram filhote de baleia jubarte que nasceu em Arraial do Cabo; veja o vídeo O espetáculo das baleias jubarte em Arraial do Cabo: temporada de avistamento vai de junho a agosto
Recomendações para esses casos
A administração municipal ressaltou que, de acordo com as regras vigentes, quando a embarcação está pescando, ela fica com o motor desligado e a baleia não consegue se localizar.
Normalmente, os pescadores ligam o motor quando identificam o animal se aproximando, para que a baleia escute que ali existe um barco.
No site oficial de Arraial do Cabo e nas redes sociais oficiais da prefeitura é possível encontrar o Guia Para Avistamento de Baleias de 2024, com diversas informações, curiosidades e também regras para garantir a segurança do animal e dos seres humanos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!