MPRJ solicita informações sobre geradores do Hospital Raul Sertã à Secretaria de Saúde de Nova Friburgo
Ofício foi expedido na tarde desta quarta-feira, 25, após unidade ter ficado sem luz durante apagão no município
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) enviou, nesta quarta-feira, 25, um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana, solicitando esclarecimentos sobre a falta de energia no Hospital Municipal Raul Sertã durante o apagão ocorrido na cidade na última segunda-feira, 23.
A informação foi confirmada ao Portal Multiplix na tarde desta quarta pelo MPRJ.
Segundo o ministério, o município tem o prazo de três dias úteis para responder aos seguintes questionamentos:
A existência de geradores autônomos no HMRS, bem como a funcionalidade destes e capacidade de suporte à luz da demanda da unidade hospitalar, demonstrando através de relatório ou documentos análogos, a operacionalidade dos geradores.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber se o governo municipal já recebeu o pedido de esclarecimentos do MPRJ e aguarda retorno.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o hospital ficou sem energia. Veja abaixo.
Na terça-feira, 24, a reportagem entrou em contato com o Executivo para saber a causa da falha no gerador da unidade durante a queda de luz. Em resposta, a prefeitura explicou que:
Houve uma pequena falha do sistema de um dos geradores do Hospital Raul Sertã, que foi sanada em pouco tempo para o pleno funcionamento do gerador. A unidade conta com dois geradores novos e com as manutenções em dia. Os equipamentos essenciais para atendimento aos pacientes possuem autonomia de até 4 horas e são acionados automaticamente quando o fornecimento de energia elétrica é interrompido.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, nenhum paciente foi exposto a qualquer risco durante os apagões.
Segundo a empresa responsável pelo fornecimento de energia na cidade, o problema ocorreu devido ao desligamento da linha de transmissão da supridora de energia, responsável pelo abastecimento à Energisa no município.
O Portal Multiplix também entrou em contato com a Enel Rio, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, para esclarecer o motivo do desligamento que afetou Nova Friburgo. Em nota, a empresa informou:
A Enel Distribuição Rio informa que identificou um desarme numa linha de transmissão responsável por atender o município de Nova Friburgo. Técnicos da Enel foram imediatamente acionados e o serviço foi integralmente normalizado em cerca de 30 minutos. A distribuidora está apurando as causas do desarme.
A Enel informou à reportagem nesta segunda-feira, 30, que após análise a causa do desarme foi descoberta:
A Enel Distribuição Rio informa que, após análises técnicas realizadas por equipes da distribuidora, foi constatada uma avaria em um cabo da rede elétrica, que já foi substituído.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!