MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo sofre apagão de quase 1 hora e gerador do Hospital Municipal Raul Sertã não funciona; veja o vídeo

Concessionária responsável pela energia na cidade diz que problema foi ocasionado por ocorrência na supridora

Por Kessia Coutinho
24/09/24 - 09:44 Atualizada em 24/09/24 - 15:36

Na noite desta segunda-feira, 23, os moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, enfrentaram um apagão de aproximadamente uma hora, o que gerou uma série de transtornos no município. Serviços essenciais, como os de telecomunicações, sinalização de trânsito e até o Hospital Municipal Raul Sertã foram afetados.

A primeira queda de energia aconteceu por volta das 19h e durou cerca de 30 minutos. Após o retorno da luz, uma nova interrupção ocorreu aproximadamente 10 minutos depois, com duração de 15 minutos.

O Hospital Municipal Raul Sertã também foi afetado, ficando sem energia elétrica, já que o gerador de emergência não foi ativado.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o hospital completamente às escuras, gerando preocupação nos pacientes que utilizam o serviço.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para entender por que o gerador do Hospital Municipal Raul Sertã não foi acionado durante o apagão e na tarde desta terça-feira, 24, o Executivo explicou que:

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve uma pequena falha do sistema de um dos geradores do Hospital Raul Sertã, que foi sanada em pouco tempo para o pleno funcionamento do gerador. A unidade conta com dois geradores novos e com as manutenções em dia. Os equipamentos essenciais para atendimento aos pacientes possuem autonomia de até 4 horas e são acionados automaticamente quando o fornecimento de energia elétrica é interrompido.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, nenhum paciente foi exposto a qualquer risco durante os apagões.

Também foi solicitada uma posição à Organização Social Viva Rio, responsável pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, para verificar se o local enfrentou transtornos devido à queda de energia. A OS informou que o atendimento na unidade seguiu normalmente:

Informamos que no apagão ocorrido na noite de ontem, 23, no município de Nova Friburgo, a Unidade de Pronto Atendimento Conselheiro Paulino manteve os atendimentos sem interrupção de procedimentos e sem nenhum comprometimento aos usuários. O gerador atendeu às expectativas e a unidade, com energia mecânica, seguiu o fluxo de assistência à população friburguense.

Em nota, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que a interrupção foi causada por um problema externo:

A Energisa Minas Rio informa que as duas interrupções de energia que afetaram Nova Friburgo, por volta das 19h, desta segunda-feira, 23 de setembro, foram ocasionadas pelo desligamento da linha de transmissão da supridora de energia, responsável pelo abastecimento à Energisa no município.

A empresa informou ainda que as equipes técnicas foram mobilizadas para solucionar o problema e restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível:

A Energisa esteve o tempo todo em contato com a supridora e o ONS (Operador Nacional do Sistema) para garantir o restabelecimento de forma segura a todos os clientes e o mais rápido possível, o que aconteceu em cerca de 30 minutos.

O Portal Multiplix também entrou em contato com a Enel Rio, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, para esclarecer o motivo do desligamento que afetou Nova Friburgo. Em nota, a empresa informou:

A Enel Distribuição Rio informa que, por volta das 19h desta segunda-feira, 23, identificou um desarme numa linha de transmissão responsável por atender o município de Nova Friburgo. Técnicos da Enel foram imediatamente acionados e o serviço foi integralmente normalizado em cerca de 30 minutos. A distribuidora está apurando as causas do desarme.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.