'Quanto custa um camelo?': Google divulga assuntos mais pesquisados no ano pelos brasileiros
Lula, Richarlison e Rainha Elizabeth estão no ranking da ferramenta de busca; Sandman, que tem artista visual de Teresópolis, é a série mais procurada
O que existe em comum entre o comunismo, a música Acorda Pedrinho, a cantora Paulinha Abelha, o jogador Richarlison, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a dancinha 'Toma Toma Vapo Vapo'?
Todos esses assuntos foram os mais buscados no Google em 2022 no Brasil e ficaram em primeiro lugar no ranking, divulgado pela plataforma que agrupou os tópicos por categoria.
A política foi o assunto mais pesquisado no Google, que funciona hoje como um grande dicionário mundial. Eleições 2022 ficou em primeiro lugar mais de uma vez. Relacionado com esse interesse, na categoria 'O que é comunismo' foi a palavra mais procurada.
Ainda na investigação política, na busca comparando dois lados opostos, como 'voto nulo ou branco' ou 'fascista ou facista', a maior dúvida dos internautas foi 'Bolsonaro ou Lula'.
Lula ficou em primeiro lugar na pesquisa por personalidades e concorrendo com outros nomes como Klara Castanho, Rodrigo Mussi e Roberto Jefferson. Um mix de questões rondando a cabeça dos brasileiros: calúnia, estupro, BBB, acidente de carro, desordem, violência, esperança e democracia.
Traduzindo, é quase a expressão 'tiro, porrada, e bomba' - muito usada nas redes sociais para descrever um assunto que 'hitou' (antes de você procurar no Google: hitar significa ter grande audiência).
Na salada de nomes nas pesquisas sobre personalidades, não escaparam alguns nomes presentes nas notícias veiculadas durante o ano. Estão nessa lista a influencer e agora atriz Jade Picon, o juiz do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o polêmico candidato à Presidência da República, Padre Kelmon.
Na categoria “Mortes”, o nome mais pesquisado foi o de Paulinha Abelha, ex-vocalista da banda Calcinha Preta que foi internada em fevereiro com problemas renais e morreu em decorrência de um quadro de comprometimento de multisistêmico.
Paulinha Abelha tinha 30 anos de carreira profissional | Foto: Reprodução/Redes Sociais
A cantora era popular e tinha mais de 2,4 milhões de seguidores em uma rede social. Em segundo lugar nas buscas ficou a Rainha Elizabeth, seguida de outras personalidades como Jô Soares, Gal Costa e Erasmo Carlos.
Richarlison ficou no topo das pesquisas feitas sobre esportistas e, somou com o interesse geral sobre a Copa do Mundo, assunto que ficou em segundo lugar nas buscas das categorias 'Buscas do ano' e 'Acontecimentos'.
As chuvas de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, também foram motivo de busca na página do Google. Foram 775 deslizamentos de terra em toda a cidade entre fevereiro e março desse ano e um total de 241 mortos. Ficou entre os assuntos mais pesquisados nos acontecimentos do ano no país.
Assistir séries foi um hábito intensificado durante a pandemia, quando as pessoas ficaram confinadas em casa, que se manteve. Os internautas pesquisaram no Google os títulos das séries para se informar ou ter um spoiler. Sandman, uma das dez mais assistidas da Netflix, ficou em primeiro lugar nas buscas. A série teve o teresopolitano Antonio Ribeiro na equipe de efeitos especiais.
Não foi só política, esporte e cultura que movimentaram a ferramenta de busca. Os brasileiros também quiseram saber como fazer, como ser ou até como dançar.
Nessas categorias, ficaram no topo da lista 'Como saber dançar Toma Toma Vapo Vapo', 'Como ser afiliado da Shopee', 'Como fazer empréstimo do Auxílio Brasil' e, também, 'Receita de bolo caseiro'.
Também foi inevitável para os brasileiros pesquisar sobre 'Acorda Pedrinho', música que invadiu todas as redes sociais durante esse ano. Ficou em primeiro lugar na busca por letras e músicas. Vale tudo no rolê aleatório do Google.
Primeiro disco da banda Jovem Dionisio, com o sucesso Acorda Pedrinho | Foto: Reprodução/Redes Sociais
E no quesito 'vale-tudo' nas perguntas lançadas para a plataforma, as pessoas querem saber desde 'Por que a Rússia quer invadir a Ucrânia', 'Quanto custa fretar um Boeing', 'Por que Bolsonaro foi preso', 'Por que o leite está caro', ou 'Quanto custa um camelo'. Os tipos de perguntas inesperadas que geralmente passam pela cabeça de quem tem insônia e está tentando dormir.
Para saber mais sobre os assuntos elencados pelo Google, no ranking de assuntos mais pesquisados, é só entrar no link da plataforma.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.