Só nesta semana, duas ocorrências com ônibus colocam pessoas em risco em Nova Friburgo
O último caso aconteceu na manhã dessa sexta, 28, com um veículo da linha São Geraldo
Só nesta semana, dois incidentes envolvendo ônibus da concessionária Faol, responsável pelo transporte público em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, chamaram a atenção de moradores nas redes sociais.
O primeiro caso aconteceu na tarde de segunda-feira, 24, entre a rua Manoel Elias Perrout, em Conselheiro Paulino, e a RJ-148, com um ônibus da linha Alto do Floresta.
Fotos que circularam nas redes sociais mostram que o veículo quase caiu de uma pista para outra, que ficava embaixo.
Em um dos incidentes, ônibus quase caiu de uma pista para outra | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ao Portal Multiplix, a empresa informou que "há uma curva fechada no local, geralmente, com carros mal parados", e explicou:
O motorista precisa abrir para fazer a curva e, nesse dia, o carro não fez. Como é uma descida, o veículo patinou para voltar de marcha à ré, pois o peso do veículo é todo na frente. O motorista parou o veículo e solicitou uma ajuda do guincho para voltar e conseguir fazer a manobra.
Além desse caso, uma falha no freio de um ônibus da linha de São Geraldo foi registrada por moradores do bairro na manhã desta sexta-feira, 28. Veja vídeo:
Nas imagens, é possível ouvir uma pessoa falando: “Ônibus perde o freio no meio do morro.” Porém, à reportagem, a concessionária comunicou o seguinte:
Segundo o motorista, o freio apresentou uma falha e, por segurança, ele parou o veículo próximo ao muro de uma residência. Mas não quebrou, nem feriu ninguém.
A Faol afirmou que uma equipe técnica foi enviada ao local, “o mecânico tirou o carro e recolheu para a garagem, 'andando normal', sem necessidade de auxílio do reboque. O carro está sendo revisado, todo o sistema de freio, para retornar para operação”.
A empresa ressaltou ainda que “o veículo não acabou freio, portanto veio para garagem andando. Por precaução o motorista parou o veículo com segurança e acionou a manutenção”.
Nos dois casos, a Faol confirmou que não tiveram feridos.
A concessionária falou sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar esses tipos de ocorrências:
Temos intensificado as revisões preventivas e sempre que os veículos apresentam algum tipo de problema são corrigidos antes de retornar para rua. Temos feito treinamentos com os motoristas para melhor atendimento e maior segurança dos usuários.
Em março deste ano, quando o prefeito Johnny Maycon (PL) anunciou a assinatura do contrato de concessão com a Faol, foi prometida uma "fiscalização incisiva".
O Portal Multiplix solicitou um posicionamento sobre os casos à Prefeitura de Nova Friburgo e foi informado que:
O Município não foi comunicado sobre os sinistros, portanto, a empresa será oficiada para apresentar resposta.
A respeito de como são feitas as fiscalizações do serviço e o que o governo municipal faz em ocorridos como os apontados nessa matéria, a prefeitura disse:
A fiscalização se dá por meio de visitação e com análise periódica do relatório das manutenções preventivas e corretivas. Toda ocorrência que chega até a Subsecretaria Municipal de Serviços Concedidos, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, o primeiro passo é solicitar esclarecimentos e documentos à empresa para que seja feita a devida apuração.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!