Temporal causa transtornos nesta sexta em Nova Friburgo; Defesa Civil emite alerta
Também há previsão de grandes volumes de chuva para Teresópolis e outras cidades
Uma chuva forte na tarde desta sexta-feira, 12, que durou cerca de 40 minutos, causou transtornos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Um alerta já havia sido emitido pela Defesa Civil com “previsão de chuva moderada/ forte, ocasionalmente muito forte”, até domingo, dia 14.
Por volta das 14h40 da tarde desta sexta-feira, 12, as câmeras do Instituto Friburgo Solidário registraram a elevação dos rios que cortam alguns bairros do município como é possível ver no vídeo abaixo:
Ruas de diversos bairros ficaram alagadas com o temporal dessa tarde, como no Cônego, Ponte da Saudade e Centro.
Na subida das Braunes, a força da água foi tão grande que arrancou os paralelepípedos de parte do principal acesso ao bairro.
Vale lembrar que o local passou por obras de drenagem e pavimentação, que foram entregues recentemente pelo governo do estado.
No final da tarde desta sexta-feira, 12, a Defesa Civil divulgou um boletim com as ocorrências na cidade até o momento:
- O teto de uma clínica particular especializada afundou, na praça Marcílio Dias, no Centro
- Um deslizamento de terra de pequeno porte na avenida dos Ferroviários
- Uma enxurrada desceu da rua Sara Braune e arrancou o calçamento na rua Carlos Alberto Braune, no Centro.
A prefeitura informou que o prefeito Johnny Maycom, a equipe da Secretaria de Obras e um representante da empresa terceirizada pelo governo do estado, que executou obra de drenagem, já estão fazendo as vistorias necessárias na subida do bairro Braunes.
A Defesa Civil e a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) interditaram a rua Carlos Alberto Braune, inclusive para pedestres e a entrada e saída do bairro devem ser feitas pelo parque Santa Elisa, via Catarcione, ou pelo Cordoeira, acessando a rua Chico Mendes.
Segundo a prefeitura, nas últimas 4h, período em que a chuva foi mais intensa na cidade, o volume médio foi de 10,46 milímetros de chuva.
A localidade do Barroso, em Olaria, foi a que registrou o maior volume de chuva, com 46,6 milímetros nesse mesmo período.
Ainda segundo o boletim não houve transbordo de nenhum rio, mesmo com o volume elevado.
No sábado e no domingo, a previsão também é de tempo fechado, com períodos bem carregados, com chuvas a qualquer horário do dia em Friburgo.
A temperatura alcança os 23°C, como máxima, e a chuva deve persistir até segunda-feira, 15.
Chuva também em Teresópolis
A Defesa Civil de Teresópolis também emitiu um alerta, porém, entre esta sexta-feira, 12, e sábado, 13. Neste período, são esperados grandes volumes acumulados de precipitação e ventos com intensidade moderada a forte.
Os maiores volumes, segundo o município teresopolitano, estão previstos entre a tarde e a noite desta sexta e do sábado.
No sábado e domingo, o tempo deve ficar bastante nublado e podem ocorrer temporais. As temperaturas terão máxima, em média, de 23ºC.
Alerta também do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou que há possibilidade de chuva intensa, o que caracteriza ‘perigo potencial’ em todas as regiões, de sexta até a manhã de sábado.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!