Teresópolis e Cordeiro ficam em 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Nova Friburgo concorreu na categoria Sala do Empreendedor e conquistou a 2ª colocação
As prefeituras de Teresópolis e Cordeiro, na Região Serrana do Rio, foram destaques no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Ao todo, dez municípios do estado foram vencedores em diversas categorias.
O evento de premiação aconteceu no Teatro Adolph Bloch, em Teresópolis, e recebeu cerca de 300 convidados, entre prefeitos, subprefeitos, gestores e colaboradores públicos dos municípios concorrentes na última semana.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a premiação tem como propósito valorizar administradores públicos que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo e valorização ao empreendedorismo e à modernização da gestão pública local.
Para a final da etapa estadual, 31 projetos foram selecionados e 24 municípios concorreram em dez categorias. Os vencedores foram:
Cidade Empreendedora – Volta Redonda
Compras Governamentais – Macaé
Empreendedorismo na Escola – Cordeiro
Empreendedorismo Rural – Paraty
Governança Territorial – Saquarema
Inclusão Produtiva – Rio de Janeiro
Sala do Empreendedor – Paracambi
Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo – Teresópolis
Sustentabilidade & Meio Ambiente – São Gonçalo
Turismo & Identidade Territorial – Vassouras
Ao todo, 42 municípios do Estado do Rio de Janeiro se inscreveram com 72 projetos na primeira etapa fluminense, um aumento de 44% no número de inscrições em comparação à última edição.
Alguns municípios inscreveram dois projetos, a quantidade máxima para participar da premiação.
Dos vencedores, agora será premiado um município de cada categoria na etapa nacional do prêmio, que acontecerá no dia 11 de junho em Brasília.
Prefeito de Teresópolis Vinicius Claussen e equipe participaram da premiação | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis (Bruno Nepomuceno)
O prefeito Vinicius Claussen (PL) comemorou a conquista e falou sobre a expectativa para essa nova etapa:
É o nosso segundo título! Dedico esse prêmio a todos os servidores que se empenharam para fazer de Teresópolis um município que fomenta a abertura de novas empresas, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. Estamos nos preparando para a etapa nacional.
Prefeito de Cordeiro Leonan Melhorance e equipe estiveram presente premiação | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cordeiro
O prefeito de Cordeiro, Leonan Melhorance (PL), também comemorou a conquista do prêmio 'Empreendedorismo na Escola', que inclui iniciativas voltadas à Educação Empreendedora nas escolas municipais:
Parabéns a toda equipe. Orgulho em representar a cidade exposição e levar o nome de Cordeiro a todo Brasil com mais uma conquista. Categoria Empreendedorismo na escola. Agora iremos rumo a Brasília, concorrer ao Prêmio Nacional!
A Prefeitura de Nova Friburgo concorreu pela categoria Sala do Empreendedor e conquistou o segundo lugar. O primeiro colocado foi Paracambi, na Região Metropolitana.
O prefeito Johnny Maycon (PL), por meio das redes sociais, agradeceu a premiação e destacou os trabalhos realizados na unidade:
Ficamos honrados e gratos de estarmos pela primeira vez na final deste importante prêmio, dentre os 24 projetos selecionados em todo o estado. Agradecemos e parabenizamos toda a nossa equipe pelos esforços e boas práticas adotadas através da gestão para capacitar servidores e fornecedores, buscando desburocratizar processos e incentivar o desenvolvimento de pequenos empreendedores e do ambiente de negócios. Agora vamos trabalhar dobrado para que possamos voltar à disputa do prêmio, desta vez para vencer!
As cidades finalistas foram: Angra dos Reis; Areal; Cachoeiras de Macacu; Campos dos Goytacazes; Cordeiro; Macaé; Magé; Maricá; Niterói; Nova Friburgo; Paty do Alferes; Paracambi; Parati; Quissamã; Rio de Janeiro; São Francisco de Itabapoana; São Gonçalo; São José do Vale do Rio Preto; Sapucaia; Saquarema; Teresópolis; Três Rios; Vassouras; além de Volta Redonda.
Sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
Realizado a cada dois anos, o PSPE reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial em prefeituras municipais de todo o Brasil, bem como administrações regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), representadas por seus prefeitos e prefeitas.
Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, falou sobre a importância desse projeto:
Os pequenos negócios mudam vidas, pois eles são importantes para o desenvolvimento econômico e social. Por meio dos agentes púbicos, é importante que o ambiente de negócios seja aprimorado para quem empreende. São ações como essa premiação que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!