Cabo Frio está no Top 10 das cidades com mais empresas abertas em 2024 no RJ; veja o ranking
Levantamento da Jucerja também aponta Nova Friburgo, Teresópolis e Araruama entre as 20 melhores da lista
Um levantamento recente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) mostrou que, de janeiro a maio deste ano, 30.246 novas empresas foram abertas no estado do Rio. No ranking das cidades, Cabo Frio e Nova Friburgo são as melhores da área de cobertura do Portal Multiplix.
A lista é liderada pela capital do estado, seguida por Niterói, na Região Metropolitana, e por Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na Região Serrana, Petrópolis é a principal colocada, na sétima posição, enquanto na Região dos Lagos, Cabo Frio foi a melhor avaliada, a oitava no geral.
Os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis aparecem próximos, nas 11ª e 13ª posições respectivamente. De volta à Região dos Lagos, Araruama aparece em 19ª, fechando assim o ranking das quatro melhores colocadas entre as nossas cidades.
Segundo o levantamento, das 5.953 empresas abertas em maio, 5.354 são referentes a constituições, 496 a aberturas de filiais e 103 a inscrições de transferências. Entre as principais atividades, estão: serviços de escritório, consultórios médicos e comércio de artigos de vestuário e assessórios.
Em Cabo Frio, os destaques são para os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, atividade médica ambulatorial restrita a consultas e o setor de lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares.
Já em Nova Friburgo, as áreas de maior registro de novos negócios foram: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, confecção de roupas íntimas, atividade médica ambulatorial restrita a consultas, restaurantes e similares e criação de holdings de instituições não financeiras.
As cidades de Teresópolis e Araruama também se mantiveram dentro do padrão de maior registro em setores de lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, serviços combinados de escritório e apoio administrativo e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.
Na avaliação do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen (PL), os diversos incentivos implementados nos últimos anos foram fundamentais para impulsionar o empreendedorismo na cidade serrana:
Temos investido em medidas de simplificação e desburocratização dos procedimentos para impulsionar o empreendedorismo e os novos negócios... Tanto que nos últimos 6 anos o município saiu de 11 mil empresas para 22 mil, avançando de 30 mil carteiras assinadas para 37 mil.
Para o presidente da Jucerja, Sergio Romay, os indicativos mostram que, cada vez mais, há investimentos em um ambiente de negócios mais desburocratizado, moderno, ágil e simplificado:
Os números comprovam que estamos caminhando para fechar mais um ano de êxito no desenvolvimento econômico do nosso estado. Quanto mais empresas forem abertas, mais oportunidades de empregos para a sociedade e maior a geração de renda.
Essa é a segunda melhor marca de todos os tempos no estado, nos cinco primeiros meses do ano, ficando atrás apenas dos números registrados em 2022: 30.710. No ano passado, nesse mesmo período, foram registradas 28.655 aberturas de empresas, conforme divulgou a Jucerja.
Veja o ranking das 20 melhores cidades em 2024:
Rio de Janeiro: 16.574 novas empresas
Niterói: 2.253 novas empresas
Duque de Caxias: 1.206 novas empresas
São Gonçalo: 1.070 novas empresas
Nova Iguaçu: 903 novas empresas
Campos dos Goytacazes: 769 novas empresas
Petrópolis: 716 novas empresas
Cabo Frio: 620 novas empresas
Volta Redonda: 566 novas empresas
Macaé: 533 novas empresas
Nova Friburgo: 471 novas empresas
Rio das Ostras: 450 novas empresas
Teresópolis: 379 novas empresas
São João de Meriti: 363 novas empresas
Maricá: 337 novas empresas
Itaboraí: 313 novas empresas
Resende: 294 novas empresas
Barra Mansa: 276 novas empresas
Araruama: 249 novas empresas
Angra dos Reis: 247 novas empresas
A lista completa com os 92 municípios do estado, assim como o tipo de empresa que foi aberto em cada cidade, pode ser acessada diretamente no site da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!