FriCine 2024: inscrições para a Mostra Competitiva Regional terminam nesta quinta-feira
Serão selecionados filmes que foram produzidos na Região Serrana ou no Centro Norte Fluminense

Terminam nesta quinta-feira, 22, as inscrições para a Mostra Competitiva Regional da 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine), na Região Serrana do Rio.
A oportunidade é para quem tem um curta-metragem com temática socioambiental produzido na Região Serrana ou no Centro Norte do Estado do Rio de Janeiro.
As produções selecionadas irão concorrer por meio de um júri popular no festival.
A participação é gratuita e o cadastro pode ser feito pela internet, basta clicar aqui.
É precisar ficar atento aos critérios para participar. Além de estar de acordo com a temática proposta, o filme precisa ter sido produzido após 1º de janeiro de 2021. Os curtas feitos antes dessa data não serão aceitos.
Os interessados podem inscrever filmes com duração máxima de 25 minutos, em qualquer gênero: ficção, documental, animação e experimental, com tema socioambiental.
Serão selecionadas e exibidas cinco obras, que concorrerão ao Troféu Cão Sentado e ao prêmio CTAV, da Secretaria Nacional do Audiovisual, de melhor curta regional.
A premiação ocorrerá durante a realização da 11ª edição do festival, que será entre os dias 21 a 28 de setembro.
O que é o FriCine
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine) foi criado em 2006, e é considerado um dos mais antigos em atividade no país.
Neste ano, o tema do evento é 'O Futuro em Nossas Mãos - Aqui e Agora'.
O coordenador pedagógico do projeto, Manoel Espedito, falou sobre a grande procura para participar do festival:
A edição deste ano teve, até o momento, aproximadamente 50 filmes de vários países inscritos, com foco na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.
O FriCine inclui diversas atividades, como palestras, painéis e oficinas, entre elas a de criação cinematográfica. A programação envolve estudantes locais na produção de curtas-metragens, promovendo educação e criatividade no cinema.
Oficina de criação aproxima estudantes do mundo do cinema | Foto: Divulgação
Oficina de criação cinematográfica
Cerca de 30 estudantes dos colégios Dr. João Bazet, Agrícola Rei Alberto I, Carlos Maria Marchon, Emília Roschemant e do Educandário Miosótis participam dos trabalhos da oficina de criação cinematográfica, que foram iniciados em março.
Esta atividade teve como proposta aproximar os alunos do ambiente de cinema por meio de oficinas, como a de roteiro, onde os participantes praticaram os fundamentos da escrita de roteiros, arco narrativo, construção de personagem, jornada do herói e formatação, além de direção, produção e trilha sonora, em que os participantes aprenderam na prática como funciona um set de filmagem.
Os alunos participantes aprenderam na prática as etapas de um set de filmagem | Foto: Divulgação
Essas produções serão exibidas no encerramento do festival, no dia 28 de setembro.
A 11ª edição do festival é produzida pelo FriCine, Lack Produções e Clovis Produtora, com realização do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, através da Lei Paulo Gustavo.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!