Livros de autores friburguenses são dicas para presentes de Natal de última hora
Escritores friburguenses se aventuram em contos de terror, livros voltados para o público adolescente e coquetéis de poesias

Para os que deixam para a última hora, hoje é praticamente o último dia para riscar os presentes que ainda faltam na lista de Natal. E que tal aproveitar para valorizar a arte e a literatura na hora de escolher o presente?
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, escritores têm livros publicados nos mais diversos estilos e gêneros literários, passando pelos contos de terror, pela poesia, os livros voltados para a temática adolescente e muitos outros.
A reportagem do Portal Multiplix separou alguns títulos de livros desses autores para você. A maioria pode ser encontrada para venda em sites pela internet e também em livrarias do município. Confira as obras:
Brisa
O romance escrito pela friburguense Ania Kittyla Gevezier é baseado na tragédia climática que aconteceu na Região Serrana do Rio em janeiro de 2011 e conta a história dos personagens durante o ocorrido.
A autora ocupa um lugar no anexo jovem da Academia Friburguense de Letras e tem outro livro publicado, também baseado em histórias da região.
(Não) Estético com (falta de) estilo
O livro de poesias do escritor friburguense Conrado Mapelle é uma soma de confusões, sentimentos e angústias de um jovem artista.
Na obra primogênita, publicada de forma independente pelo autor, ele opta por escrever cada poema em um formato diferente, e sobre os temas mais diversos e que se encaixa, tanto na cabeça do artista, como do leitor.
Conrado Mapelle é um dos membros do anexo jovem da Academia Friburguense de Letras e já publicou três livros de forma independente.
Tarde demais para Suzanne
Tarde demais para Suzanne é uma junção de contos de terror de autoria do escritor friburguense George dos Santos Pacheco, publicado pela editora Clube de Autores, em 2016.
Para compor o livro, indicado para jovens e adultos, o autor seleciona histórias policiais, de suspense, de terror e mainstream, algumas já publicadas anteriormente, uma inédita e uma até adaptada para um curta-metragem.
George dos Santos Pacheco ocupa uma cadeira na Academia Friburguense de Letras e tem outros três livros publicados e disponíveis para busca na internet.
Falsiane.com
O romance voltado para jovens e adolescentes conta a história de Lola Westerfeld, uma garota recém chegada à nova escola, e que fará todos os esforços para conquistar seu sonho: sair com o paquera, Ethan Frost. Para isso, a menina terá que enfrentar muita mentira e falsidade.
O livro é de autoria do jovem friburguense Thales Amaral e foi publicado pela Bezz Editora. As figuras do livro ficam por conta do ilustrador Denis Lenzi.
A realidade não é o nosso quintal
Com escrita mais teórica e explicativa, o professor friburguense Ricardo Lengruber discute, nesta obra, assuntos sempre presentes na rotina de uma sociedade. Uma série de ensaios selecionados pelo autor vagueiam em assuntos como política, religião e desigualdade.
Ricardo Lengruber é teólogo, doutor e atua nas áreas de Educação, Religião e Políticas Públicas. Atualmente, é um dos membros da Academia Friburguense de Letras.