Chás, bebidas alcoólicas, injeção de vitamina: as fake news sobre o coronavírus
Informações erradas acabam gerando mais pânico na população e atrapalham na prevenção da doença

Desde o início do novo coronavírus, milhares de notícias falsas começaram a ser compartilhadas. A disseminação das chamadas fake news que circulam na internet tem causado pânico e muitos comentários sobre as notícias que saem em relação ao novo vírus, nos veículos de comunicação.
De acordo com o Ministério da Saúde, são fotos, vídeos e textos que falam sobre recomendações erradas para poder prevenir o covid-19, como, por exemplo, fazer gargarejo com água quente, injetar vitamina D, pegar sol e beber uísque.
No site do Ministério da Saúde, uma série de fake news podem ser encontradas. Uma delas diz que a China cancelou todos os embarques de produtos por navio.
“O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para Brasil tragam o novo coronavírus. O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal”, diz.
Os chás, de camomila, erva-doce, abacate com hortelã, entre outros não previnem o coronavírus, assim como nenhum médico tailandês cura em 48 horas a doença. “Não há medicamento, substância, alimento específico, vitaminas ou vacina que possa prevenir o covid-19”, destaca.
O uso de bebidas alcoólicas também faz parte das notícias falsas. Segundo o Ministério da Saúde, mistura de uísque com mel não ajuda na prevenção.
A pasta divulgou um número de celular de combate a fake news, onde a população pode fazer perguntas e tirar as dúvidas em relação ao novo coronavírus. Basta adicionar o número no aplicativo de conversas: (61) 99289-4640.
O que recomenda o Ministério da Saúde?
- Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete, por pelo menos 20 segundos
- Usar desinfetantes para as mãos à base de álcool, quando não puder lavá-las
- Evitar contato com pessoas doentes
- Não tocar em nariz, olhos e boca com as mãos sujas
- Ficar em casa quando estiver doente
- Limpar e desinfetar superfície e objetos tocados com frequência
- Manter ambientes bem ventilados
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar