Documentário sobre os 30 anos da chacina de Vigário Geral será exibido nesta terça em Cabo Frio
Além da sessão gratuita, também haverá debate relacionado ao tema

A Casa de Cultura José de Dome (Charitas), em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai exibir nesta terça-feira, dia 29, a partir das 19h, o documentário ‘Vigário Geral – Lembrar Para Não Esquecer’.
Dirigido por Milton Alencar Junior, o longa-metragem lançado em 2011 aborda a chacina que marcou a história do Rio de Janeiro e do Brasil, há 30 anos, onde 21 pessoas foram assassinadas.
De acordo com a prefeitura, a entrada é gratuita e a classificação é livre. Ainda segundo o governo municipal, após a sessão, haverá uma roda de conversa relacionada ao filme.
O documentário dirigido por Milton, aborda a brutal chacina ocorrida na madrugada de 29 de agosto de 1993 na comunidade do Vigário Geral, no Rio de Janeiro.
Produzido em 2011, 17 anos após o evento, quando nenhum dos 33 acusados estava preso, o filme expõe de maneira direta a indignação e a desesperança geradas pelo ocorrido no começo deste século.
O longa destaca, ainda, a falta de justiça, o abandono das comunidades, a persistência da violência e a ineficácia do Estado, entre outros temas de grande relevância para a sociedade.
Para aqueles que se interessarem em conferir a sessão gratuita, a Casa de Cultura José de Dome está localizada na avenida Assunção, 855, no centro de Cabo Frio.
O Charitas também sedia exposições artísticas temporárias e permanentes. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 15h às 19h, aos sábados, domingos e feriados.
Documentário que virou obra de ficção
Filme é dirigido pelo cineasta Milton Alencar | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Depois de sofrer um atentado a tiros e ser levado para o hospital, os destinos se cruzam e Leonardo (Roberto Bomtempo) conhece Clarissa (Prisma Da Mata), enfermeira que é uma das vítimas da chacina de Vigário Geral.
Eles descobrem a possibilidade de uma história de amor impossível, mas o destino reserva um final surpreendente. Essa é a base da história de ‘21, mão na cabeça’, filme que retrata a chacina.
Também dirigido por Milton Alencar, o longa teve lançamento em 2019, e rendeu vários prêmios ao cineasta. Recentemente, ele recebeu a equipe do Portal Multiplix em seu estúdio para relembrar a carreira.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.