Expo Cordeiro volta neste ano e promete movimentar mais de R$ 1 milhão
Evento que completa 100 anos de história tem data confirmada para o mês de julho
Após dois anos sem ser realizada, por causa da pandemia de Covid-19, a Expo Cordeiro, na Região Serrana do Rio, promete voltar com tudo em 2022.
Com data confirmada para realização entre os dias 16 e 24 de julho, uma das maiores exposições agropecuárias do estado, tem a expectativa de superar este ano a marca do último evento promovido na cidade, em 2020, e movimentar mais de R$ 1 milhão em negócios.
Segundo a prefeitura, embora o clima seja de alegria pelo retorno da festa, a programação está sendo organizada com bastante cuidado, de forma segura, tendo em vista a necessidade de manter os cuidados com a prevenção ao coronavírus.
“O prefeito Leonan, o vice Elvis e todos os secretários estão pesquisando e estudando diversas feiras e exposições pelo Brasil para que possamos filtrar o melhor de cada uma delas e implementar em nosso evento”, disse por meio de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura.
A tradicional Expo Cordeiro contará com a tenda cultural, que terá 12h diárias de apresentações musicais e culturais de artistas de Cordeiro e região; exposição de artesanato para a mostra dos trabalhos de artesãos cordeirenses; exposição de lingerie; exposição de animais e máquinas agropecuárias; parque de diversões e uma grande diversidade de barracas de comidas e bebidas.
Uma das maiores atrações do evento é a exposição de animas. Diversas raças de bovinos e equinos de cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e também do interior do Rio estarão presentes. Serão realizados julgamentos nas categorias estadual e nacional. Também estão programados os tradicionais torneios leiteiros. Todas os animais são oficializados por suas associações.
A programação dos shows, contudo, ainda não está fechada. Segundo o Executivo, os trâmites burocráticos estão sendo finalizados e a expectativa é que a programação para os nove dias de shows seja anunciada no fim deste mês ou início do próximo. Os shows serão todos de repercussão nacional, de acordo com a prefeitura.
‘’A expectativa e a responsabilidade são grandes, assim com a festa. Estamos trabalhando para que, o mais rápido possível, possamos oficializar tudo e fazer uma grande divulgação do evento. Nos vemos em julho, de 16 a 24, no Parque de Exposições Raul Veiga‘’, disse o prefeito Leonan Melhorance.
Patrimônio do RJ
Em 2021, ano do seu centenário, a exposição ganhou um presente do governo do estado. O governador Cláudio Castro sancionou a lei 9.352/2021, declarando o evento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio.
Vale destacar também que o município de Cordeiro recebeu a denominação de Cidade Exposição, através da lei estadual de 7.285/2016.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.