MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prouni 2025: período de inscrição começa nesta sexta-feira; confira o cronograma

Inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Por Rômullo Espíndola
Com informações do governo federal
23/01/25 - 10:20
Prouni 2025: período de inscrição começa nesta sexta-feira; confira o cronograma Inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet | Foto: Rômullo Espíndola

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital nº 2/2025 para o processo seletivo do primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As inscrições estarão abertas de 24 a 28 de janeiro. Segundo o MEC, o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro e o da segunda em 28 de fevereiro, ambos na página do Prouni.

Para participar do processo seletivo do Prouni 2025, o estudante deve ter concluído o ensino médio e participado das edições de 2023 ou 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conforme as regras do ministério, os interessados precisam obter no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não podem ter zerado a redação.

O MEC comunicou que o edital veda a inscrição de candidatos que declararam ter participado do Enem 2024 como treineiros, ou seja, estudantes que fizeram o exame apenas para autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio.

Para fins de classificação e eventual pré-seleção no Prouni será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média. Além disso, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;

  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

  • ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;

  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

O MEC lembra que os candidatos deverão optar por concorrer às bolsas de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas, voltadas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Para concorrer a bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode exceder 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, a renda não pode ultrapassar três salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que concorrem às vagas de licenciatura e pedagogia.

A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição.

Para participar da lista de espera do Prouni, o estudante deverá manifestar interesse por meio do Portal Único de Acesso nos dias 26 e 27 de março deste ano.

Essa lista estará disponível na página do programa para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos em 1º de abril.

Programa Mais Professores

Neste ano, o Prouni completa 20 anos e traz novidades. Os candidatos aos cursos de licenciatura na modalidade presencial que tiraram nota superior ou igual a 650 pontos na média das cinco provas do Enem poderão receber o apoio financeiro Pé-de-Meia Licenciaturas.

O Pé-de-Meia Licenciaturas vai ofertar bolsas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Prouni e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), nessa ordem de prioridade para preenchimento.

A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar e qualificar o magistério da educação básica, além de incentivar a formação docente.

Além disso, é necessário que a instituição privada e o curso que queiram ofertar a bolsa pelo Prouni tenham conceito 4 ou 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para manter o benefício, o estudante deve cursar a quantidade de créditos obrigatórios de cada período, além de obter, a cada semestre, resultados acadêmicos satisfatórios nos créditos matriculados, conforme o regulamento.

O Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais, com 50% de desconto no valor da mensalidade, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Confira o calendário do Prouni 2025:

  • Inscrições: 24 a 28 de janeiro

  • Primeira chamada: 4 de fevereiro

  • Segunda chamada: 28 de fevereiro

  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março

  • Resultado da lista de espera: 1° de abril

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.