Resultados do Enem 2024 são divulgados pelo MEC nesta segunda; veja como consultar
Candidatos podem utilizar notas para ingressar na educação superior por meio do Sisu, Prouni e Fies
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13, os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As notas podem ser usadas para o ingresso no ensino superior via Sisu, Prouni e Fies.
O desempenho no exame deve ser consultado individualmente na Página do Participante, utilizando o login do gov.br, com CPF e senha.
Desde às 10h desta segunda, no entanto, o site apresenta instabilidade devido ao grande número de acessos.
Segundo dados do MEC, 3,1 milhões de pessoas realizaram as provas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes e é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.
A primeira oportunidade para os candidatos é o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre inscrições na próxima sexta-feira, dia 17. O prazo máximo para as inscrições é até o dia 21 e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As notas do Enem também podem ser usadas para ingresso no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais de 50%, em instituições privadas de ensino superior, como explica o MEC:
Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação. A classificação do candidato é feita com base no resultado do Enem, considerando as duas últimas edições, imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni.
Além disso, o MEC ressalta que os candidatos podem solicitar financiamento estudantil por meio de programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Conforme estabelece o Fies, o estudante pré-selecionado deve comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, já que a escala de financiamento varia de acordo com essa renda.
Sobre o Enem
O Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso ao ensino superior.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
Além disso, os candidatos também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior.
Os resultados do exame também contribuem para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!