Embratur volta atrás e coloca Cabo Frio no Mapa do Turismo Internacional
Agência inseriu a cidade da Região dos Lagos do Rio após reclamação feita pelo Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur). Macaé também entrou na lista
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) inseriu a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, no Mapa do Turismo Internacional.
A medida foi tomada após uma reclamação feita pelo Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur). O anúncio foi feito pelo presidente do Condetur, Marco Navega.
Ele assinou um ofício enviado à Embratur na última semana. O documento solicitava a retificação e alertava para possíveis danos ao setor de turismo de Cabo Frio e também do município de Macaé, no Norte Fluminense:
Após nossas manifestações na sexta-feira, fomos atendidos em tempo recorde e os municípios de Cabo Frio e Macaé tiveram o reconhecimento devido pelo órgão de turismo nacional. O mapa foi revisado e agora está com as duas importantes cidades da Costa do Sol na lista de municípios que recebem o turismo internacional.
Aeroporto Internacional de Cabo Frio está localizado na Praia do Sudoeste, a cerca de 11 km do centro da cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Entenda o caso
Na semana passada, a Embratur lançou um livreto sobre os municípios do Estado do Rio que operam com turismo internacional.
As cidades de Cabo Frio e Macaé, que possuem aeroportos internacionais e são destino de turistas e trabalhadores de várias partes do mundo não foram inseridas no documento.
Por outro lado, municípios como Barra do Piraí, Mendes, Itaperuna e Valença, que recebem menos turistas, principalmente de fora do país, foram listados.
O fato causou descontentamento por parte do Condetur, que reivindicou a ausência das cidades da Costa do Sol e conseguiu reverter a situação.
Macaé recebe turistas e trabalhadores de várias partes do mundo, principalmente do setor petrolífero | Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Macaé
O que é o Mapa do Turismo Internacional?
O Mapa do Turismo Internacional, desenvolvido pela Embratur, é uma ferramenta estratégica que visa identificar e promover destinos turísticos brasileiros no mercado global.
Por meio dele, é possível categorizar os destinos das regiões brasileiras de acordo com alguns critérios estabelecidos, como o fluxo turístico internacional, a infraestrutura e os serviços disponíveis.
Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a divulgação e a competitividade do turismo no Brasil, ampliando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no setor.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.