Empresas de energia confirmam oscilações em cidades do interior provocadas por apagão nacional
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que interrupção de energia atingiu diversos estados
Diversos estados foram atingidos por um 'apagão' de energia elétrica na manhã desta terça-feira, dia 15, inclusive na Região Sudeste.
Nas regiões dos Lagos e Serrana do Rio, as empresas responsáveis pelo serviço de distribuição de energia confirmaram que cidades do interior foram afetadas e tiveram o fornecimento interrompido.
A Enel, empresa que atende as cidades de Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena e Sumidouro, na Região Serrana, além de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, informou por meio de nota que:
Parte dos clientes na área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em
diversos estados do país.
Também foi informado que a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48 no Estado do Rio de Janeiro:
Esse procedimento de corte de cargas, conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
Já a Energisa, concessionária que atende Nova Friburgo e Sumidouro, na Região Serrana, disse que um evento externo no Sistema Interligado Nacional afetou o suprimento de energia em várias localidades do país e parte do serviço foi interrompido:
Sumidouro não foi atingida por este evento externo. Em Nova Friburgo, o bairro mais afetado foi Conselheiro Paulino, além de uma parte do Centro.
A empresa explicou que essa medida de proteção foi determinada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) para que fosse interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão:
Na área da Energisa Minas Rio, o evento ocorreu entre 8h30 e 8h35, sendo o fornecimento de energia normalizado em menos de cinco minutos.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por meio de nota, confirmou que às 8h31, houve uma ocorrência no sistema:
Ela provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil Megawatt (MW) de interrupção de energia. No Sul e no Sudeste, foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O ONS informou ainda que assim que a situação foi identificada, iniciou uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões e que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Por fim, o órgão afirmou que a recomposição da energia foi iniciada em todas as regiões e que já estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.