Jovem atleta de Búzios conquista medalha de prata no ‘Troféu Rio de Janeiro de Judô’
Judoca buziano é cadastrado no programa Bolsa Atleta e vem se destacando no esporte
Um jovem atleta de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, foi destaque no ‘Troféu Rio de Janeiro de Judô’, que aconteceu no último fim de semana na capital do estado.
De acordo com a organização do evento, a competição contou com cerca de 700 judocas de 53 agremiações afiliadas à FJERJ (Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro).
O atleta buziano, Leonardo Brandão, conquistou a medalha de prata na categoria sub15, meio-médio masculino, com até 60kg. O judoca é treinado pelo Sensei Ranniery Moreira, do Judô Búzios.
Nas redes sociais, o treinador Ranniery Moreira celebrou os resultados obtidos por Leonardo e toda a sua equipe:
Parabéns a todos os atletas e aos pais que não medem esforços para que seus filhos se tornem grandes atletas e, consequentemente, grandes pessoas.
O jovem já representou Búzios em diversas competições | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
Leonardo é cadastrado no programa Bolsa Atleta e vem se destacando no esporte. Essa não é a primeira vez que ele sobe ao pódio representando o balneário em uma competição fora da cidade.
O Programa Bolsa Atleta tem o objetivo de valorizar e apoiar atletas de alto rendimento, incentivar jovens, além de desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social, por intermédio de projetos específicos, mediante a concessão de bolsas remuneradas.
Como funciona o ‘Bolsa Atleta’:
O programa garante condições mínimas para que os atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas, de acordo com o Ministério do Esporte.
Todos os atletas devem, no entanto, estar atentos aos pré-requisitos determinados para a sua categoria. Seis delas compõem, atualmente, o 'Bolsa Atleta':
Atleta de base
Atleta estudantil
Atleta nacional
Atleta internacional
Atleta olímpico/ paralímpico
Atleta (pódio)
Sendo aceitos no programa, os atletas são contemplados com 12 parcelas de benefícios, depositados em conta específica da Caixa Econômica Federal, com os valores definidos de acordo com as categorias.
Confira os documentos necessários para se inscrever:
Cópia da certidão de nascimento;
Cópia do RG ou equivalente;
Cópia do CPF;
Cópia do Título de Eleitor;
Comprovante de participação em competições oficiais correspondentes à categoria pleiteada;
Declaração da federação, confederação ou organização desportiva em que estiver filiado o atleta por no mínimo dois anos, para os atletas que solicitem bolsa para disputa estadual, nacional ou internacional;
Cópia dos comprovantes de residência em Búzios, em nome próprio, dos pais, cônjuge ou companheiro (mediante apresentação de escritura ou declaração de união estável), sendo um atual (máximo 90 dias) e um antigo (mais de dois anos);
Relatório anual de participação em competições oficiais, com comprovação de ranking entre o 1º e 4º lugar, pela respectiva federação, confederação ou organização desportiva, participadas no ano de 2022, fundamentando a escolha da categoria solicitada, o que não se aplica a categoria potencial descoberto ou categoria potencial futuro;
Plano anual de competições, treinamentos e preparação da modalidade para o ano de 2022;
Atestado médico que comprove aptidão física para prática desportiva, com prazo máximo de 30 dias;
Declaração que ateste a não incidência do atleta no art. 7°, I, II e III, da Lei n.°816/2010, relativo à transferência de residência do município de Armação dos Búzios após a concessão ou avaliação pela Comissão; ou ao não recebimento de qualquer outra remuneração por prática esportiva de órgão ou entidade pública municipal.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.