Pelé: ‘Rei do futebol’ deixou legado por onde passou, inclusive na Região Serrana do Rio
Craque esteve em diversas oportunidades nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo
O mundo se despediu nessa quinta-feira, dia 29, de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, uma das maiores lendas da história do esporte. O ‘rei do futebol’, como muitos os chamavam, nos deixou em decorrência da falência de múltiplos órgãos, em detrimento de um câncer de cólon.
Falecido aos 82 anos, Pelé deixou enorme legado por onde passou no decorrer de quase 20 anos de carreira. Reconhecido mundialmente, o ex-jogador da seleção brasileira brilhou nos gramados ao redor do planeta, sendo a Região Serrana do Rio um desses locais.
Durante a década de 1960, as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis foram pontos de preparação do Brasil para os jogos da Copa do Mundo. No caso do município teresopolitano, a seleção canarinho treina até os dias atuais, agora na consagrada Granja Comary.
Pelé e Teresópolis
O que não faltam são registros de Pelé em Teresópolis, nesse que foi de longe o período mais vitorioso da seleção brasileira. O apelido de ‘rei do futebol’ veio exatamente após o tricampeonato mundial de seleções conquistados em: 1958, 1962 e 1970, tendo Pelé como um dos protagonistas.
Em um desses grandes registros, Pelé está sorridente ao lado de Garrincha e Brito, jogadores da seleção à época (foto acima), em frente ao antigo Hotel Pinheiros, usado como casa da amarelinha para a concentração em 1966, na preparação para a Copa do Mundo da Inglaterra.
Em uma outra visita ao município, ainda durante o ano de 1966, o ex-jogador passeia por Teresópolis ao lado de moradoras da cidade. Na ocasião, os treinos foram realizados no campo do Teresópolis F.C., e a seleção fez vários amistosos com times da região.
O 'rei do futebol' vestindo um elegante terno ao lado de moradoras do município teresopolitano | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Essas e outras fotos históricas foram compartilhadas na internet, logo após a notícia da morte de Pelé.
Pelé e Nova Friburgo
Além da forte ligação com Teresópolis, Pelé foi presença ilustre na cidade de Nova Friburgo. O gênio da bola esteve hospedado no município durante o ano de 1962 para a preparação da Copa do Mundo do Chile. À época, a seleção utilizou o campo do Clube Fluminense para os treinos.
Outra curiosidade sobre o craque e sua relação próxima com as cidades serranas do Rio, é o fato de Pelé ter sido assessorado por mais de uma década por uma jornalista friburguense. Entre 1991 e 2003, Kitty Monte Alto trabalhou com o ‘rei do futebol’.
Em 2018, numa entrevista exclusiva ao Portal Multiplix, a profissional contou um pouco sobre essa relação com um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Para ela, Pelé tinha noção exata da influência que suas ações tinham no mundo.
A experiência que tive ao lado do Pelé foi maravilhosa. Ele sempre se envolvia muito com os problemas das pessoas à sua volta e tinha um tratamento respeitoso com qualquer um que viesse até ele. O Pelé sempre foi gente como a gente e um ser humano incrível.
Morte
Craque morreu aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos | Foto: Reprodução/Redes Sociais
O craque estava internado desde o dia 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.
O Hospital Albert Einstein divulgou um boletim médico confirmando que Pelé faleceu às 15h27 em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon.
Velório e homenagens
O velório do ‘rei do futebol’ será realizado na segunda-feira, dia 2, segundo informações divulgadas pelo Santos Futebol Clube. O corpo será velado no estádio do clube paulista, onde Pelé é ídolo.
O caixão será posicionado no centro do gramado. A previsão é que o velório comece às 10h de segunda e seja aberto ao público. O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-jogador.
Carreira majestosa
O gênio da bola nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações-MG e iniciou sua carreira profissional no Santos, aos 16 anos. Pelé conquistou seis títulos brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes e dezenas de outros troféus.
O ‘rei do futebol’ encerrou a carreira em 1977, no New York Cosmos, time americano que ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos. O ‘rei’ ainda foi Ministro do Esporte e dirigente do Santos, além de ganhar inúmeros prêmios e chegar a ser considerado o maior jogador do século XX.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.