Friburgo Rugby encerra a temporada com o título da Taça Itaboraí
Cães de Pedra conquistou o troféu do torneio com uma campanha de três vitórias e um empate
Para coroar a temporada! Assim pode ser definido o último torneio disputado pelo Friburgo Rugby, que resultou com a conquista da Taça Itaboraí, no estádio Alzirão, no último dia 16 de dezembro, e mostrou novamente a força do esporte na Região Serrana. A campanha da equipe foi de três vitórias e um empate, em competição que reuniu seis equipes.
O Friburgo Rugby iniciou a campanha vitoriosa com um empate em 10 a 10 com o Ita Rugby, equipe da casa. Logo depois, uma goleada: 43 a 0 sobre o Carioca. No duelo contra os niteroienses da UFF, um jogo equilibrado e um triunfo apertado por 17 a 12. Na partida que valeu a taça, novamente um triunfo sobre o Ita Rugby, desta vez, por 29 a 7. Festa da torcida e dos atletas friburguenses.
Treinando aos sábados, em Mury, os atletas buscam apoio para manter o projeto e conseguir focar ainda mais dentro de campo no ano que vem. Em 2019, a equipe serrana irá disputar a Série B do estadual de rugby sevens (com sete jogadores). Existe, ainda, a modalidade com 15 jogadores.
Com pouco mais de 10 anos de existência, o Friburgo Rugby surgiu através da iniciativa de dez amigos. De início, a intenção era desfrutar de uma nova opção de lazer. A brincadeira foi ficando séria e, atualmente, os Cães de Pedra, como são conhecidos, já venceram duas vezes a segunda divisão estadual da modalidade (em 2008 e 2014). A equipe já disputou a elite estadual e, em 2014, conquistou o vice-campeonato da elite fluminense.
O Friburgo Rugby já chegou a ter uma escolinha itinerante para difundir o esporte na cidade, oferecendo aulas para crianças a partir de 8 anos. O time também contou com um time feminino, que chegou a disputar o Circuito Fluminense de Rugby Sevens.
O rugby é um dos principais eventos esportivos do mundo, com seu mundial sendo o terceiro evento mais visto da atualidade, atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas. A média de público do World Rugby de 2015 foi de 51.622 pessoas, aproximando-se, assim, dos números da Copa do Mundo de futebol em 2014, que teve média de 53.592 pessoas. Na televisão, 150 milhões de pessoas ao redor do planeta assistiram a grande final do evento entre Nova Zelândia e Austrália.