Governo do Estado do Rio autoriza reabertura de 39 unidades de conservação gerenciadas pelo Inea
Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana, é um dos locais liberados a receber visitação pública
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do governador Cláudio Castro, autorizou nessa quarta-feira, 18, a reabertura de 39 unidades de conservação estaduais gerenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Entre as unidades está o Parque Estadual dos Três Picos, que abrange cidades como: Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, Nova Friburgo e Teresópolis, ambas na Serra Fluminense. Mesmo com o fechamento nos últimos dias, o local seguiu com equipes atuando e auxiliando no combate aos incêndios em vegetação.
Os parques foram fechados no último fim de semana devido aos focos de queimadas florestais em todo o território fluminense. A medida visava conter as chamas, proteger a população e permitir que o corpo técnico fosse concentrado nas ações contra os incêndios.
De acordo com dados do governo estadual, mais de 3.500 hectares foram queimados apenas em áreas de conservação.
Parque Estadual dos Três Picos sofreu com queimadas nas últimas semanas | Fotos: Rodrigo Freitas
Com a queda do número dos pontos de incêndio e a atuação ativa do 'Gabinete de Crise' estadual, o funcionamento das unidades está normalizado.
Segundo o estado, dos 39 pontos, 11 são parques que podem receber novamente a visitação pública, sem restrições.
O Portal Multiplix fez contato na manhã desta quinta, 19, com a direção do Parque Estadual da Costa do Sol, que abrange algumas cidades da Região dos Lagos do Rio, para saber se há previsão de reabertura e aguarda uma resposta.
Parques reabertos à visitação no estado:
Parque Estadual dos Três Picos
Parque Estadual do Desengano
Parque Estadual Lagoa do Açu
Parque Estadual da Ilha Grande
Parque Estadual Cunhambebe
Parque Estadual da Pedra Branca
Parque Estadual do Mendanha
Parque Estadual Serra da Tiririca
Parque Estadual da Pedra Selada
Parque Estadual da Serra da Concórdia
Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia
Reforço Operacional
Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 1.400 focos de incêndio, desde a criação de força-tarefa | Foto: Divulgação/Governo Estadual
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) extinguiu mais de 1.400 focos de incêndio, desde a criação da força-tarefa de combate às chamas florestais, há cerca de uma semana. Mais de 1.100 militares foram mobilizados para este período, como informou o governo estadual.
Além disso, mais de 170 guarda-parques estão atuantes na missão de debelar o fogo que atingiu as unidades de conservação. Bombeiros e agentes da Defesa Civil Estadual seguem monitorando, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e climáticas no estado.
Os profissionais do CBMERJ estão atuando por terra e pelo ar, com equipamentos de alta tecnologia, como materiais específicos para o combate às ocorrências de fogo em vegetação, drones com câmera térmica para monitoramento das áreas afetadas, além de aeronaves com capacidade para transporte de até 1.200 litros de água para ataque direto aos focos em locais de difícil acesso.
Para denunciar basta entrar em contato pelos seguintes telefones:
Linha Verde: 0300 253 1177
Disque Denúncia: (21) 2253-1177
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!