Incêndio atinge Aterro Sanitário do Fischer, em Teresópolis
Até o início da tarde desta quarta-feira, dia 17, bombeiros ainda faziam operação de rescaldo no local
Na noite da última terça-feira, dia 16, o Aterro Sanitário do Fischer, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, foi atingido por um incêndio.
A informação foi divulgada pela prefeitura, por meio das redes sociais. O comunicado diz que equipes das secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Segurança Pública estiveram no local, tão logo tiveram ciência do ocorrido, para avaliar a situação.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para conter o fogo. Até o início da tarde desta quinta-feira, dia 17, agentes ainda estavam no local para uma operação de rescaldo e apagar todos os focos.
Para isto, as equipes contaram com a ajuda de uma retroescavadeira cedida pela prefeitura.
O grupamento não soube informar, ate o momento, a extensão da área atingida.
As causas do fogo estão sendo investigadas. Segundo a prefeitura, a possibilidade de que o incêndio tenha sido criminoso não é descartada.
Aterro do Fischer
Quem passa pelo km 75 da rodovia Rio-Bahia (BR-116), em Teresópolis, se depara com uma gigantesca montanha de lixo.
Trata-se do depósito de lixo do Fischer, que voltou a ser um lixão por diversas razões.
O local já não tem mais condições de receber os resíduos do município. O lixão está ilegal perante a legislação nacional, com grave impacto para o meio ambiente e representa um risco à saúde pública, já que muitos catadores ainda dependem do local para sobreviver.
No início do mês, o Portal Multiplix mostrou a situação do local, que pode ser conferida aqui.
A prefeitura de Teresópolis informou nesta quarta-feira, 17, que a expectativa é encerrar definitivamente as atividades no local até o fim deste ano:
A prefeitura está com dois procedimentos em andamento para a resolução da questão. O primeiro é que já está autorizada a licitação para o transbordo dos detritos, pelo período de dois anos, para um Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos. A outra solução para a questão passa pela construção de usina de geração de energia a partir dos resíduos. As propostas elaboradas pelas empresas interessadas para a construção da usina já foram avaliadas.
A gestão municipal acrescentou que, em breve, vai elaborar o Termo de Referência e o Edital para licitar a empresa e assim começar a construção dessa usina.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.