Festival Internacional de Cinema de Humor chega a Búzios pela primeira vez
Único festival do país dedicado ao gênero ocorre em dois fins de semana no balneário
Os apaixonados por audiovisual em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, terão a oportunidade de vivenciar um evento dedicado à sétima arte. O balneário vai receber o Festival Internacional de Cinema de Humor (FINTCH) que, pela primeira vez, será realizado no Gran Cine Bardot.
O evento começa neste sábado, 14, e ocorrer por dois fins de semana, apresentando o que há de mais atual na produção do cinema independente mundial dedicada ao humor. A programação se estende aos dias 15, 21 e 22 de dezembro, com sessões às 14h30 e 16h.
De acordo com a organização, além do Brasil, outros 17 países, entre eles, Argentina, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Coréia do Sul, Irã e Rússia, serão representados durante o festival. A entrada é gratuita.
Com um total de 53 curtas, o FINTCH oferece a oportunidade de conhecer novos filmes e observar a capacidade do cinema de humor de se reinventar, sempre encontrando novas formas de fazer o público rir, refletindo as mudanças culturais e sociais de cada época.
Filme 'A Mãe da Filha', de Isabel Cavalcanti, será um dos curtas apresentados no festival | Foto: Divulgação/Cine Bardot
Entre os organizadores, Flavio Machado, produtor e curador do festival, destaca que o gênero de humor ganha ainda mais sofisticação no cinema, de modo que seu uso é fundamental para criticar aspectos da sociedade:
O humor no cinema vai muito além da comédia tradicional. Com roteiros e diálogos inteligentes, leves ou mais sofisticados, em filmes de diferentes gêneros o humor aparece de maneiras sutis ou exageradas, transformando-se em uma potente ferramenta de crítica social.
A produção nacional será representada por sete curtas-metragens produzidos entre 2022 e 2024. O Brasil é o terceiro país com maior número de filmes participantes. Veja a lista abaixo:
"A Mãe da Filha", de Isabel Cavalcanti;
"Apresuntado", de Bianca Pirmez;
"Bem-vindo à família", de Rafael Castro Lopes;
"Casal Moderno", de Victor Nascimento;
"Do Nosso Jeito", de Francisco Carlos Malta;
"Minha Vida é Uma Série", de Taisa Alves;
"Um ou Dois", de Adriana Paulini Leão e Jacidio Leão.
A América Latina também estará representada por outros três países: Argentina, com "La Gauchada", de Juan Follonier e Gastón Calivari; e "Complejo de Algo", de Tadeo Pestaña Caro e Rita Hostt; Chile, com "Hola", de Catherine Mazoyer e Uruguai, com "El Actor Errante", de Israel Mirenda.
Com 26 produções, a Espanha terá a maior participação. Destaque para "Regreso al Armario", do diretor Gerald B. Fillmore, que na primeira edição do FINTCH recebeu uma menção honrosa por seu filme "For Pete's Sake".
A França também estará presente no festival com nove filmes, um dos destaques é "Au revoir Belmondo", de Lisa Kohn.
A lista de países participantes segue com Alemanha, Belarus, Bélgica, Coreia do Sul, Estados Unidos, Irã, Itália, Líbano, Macedônia do Norte, Rússia, Suécia e Ucrânia.
Espanha será o país com maior representação e terá 'Regreso al Armario', do diretor Gerald B, no evento | Foto: Divulgação/Cine Bardot
Para Flavio Machado, a programação promete agradar fãs do gênero e apaixonados por cinema, que poderão contemplar produções que fogem do padrão mais usual do cinema comercial:
O humor pode iluminar absurdos do cotidiano, expor contradições sociais ou explorar a complexidade das emoções humanas, tudo isso de maneira inesperada. Isso faz com que o público se sinta desafiado, questionando a si mesmo, mas sem perder o prazer da experiência.
A 2ª edição do FINTCH é uma realização da Benguela Produções e conta com o apoio cultural do Gran Cine Bardot.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!