Inmet divulga alerta de chuvas intensas para Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio
De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas a partir desta quarta-feira
As cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, na Serra Fluminense, estão sob alerta laranja de perigo de chuvas intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos intensos de 60 a 100 km/h.
O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ressalta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, a partir das 10h desta quarta-feira, 13, até as 10h de quinta-feira, 14.
Na tarde desta quarta-feira, a prefeitura de Nova Friburgo informou à reportagem que "a previsão de chuva moderada a forte acompanhada de rajadas de vento moderadas a fortes para região, divulgada pela Defesa Civil da cidade ontem, 12, ainda está válida".
O governo municipal afirmou ainda que a cidade registrou, nas últimas 24 horas, um volume médio de 22,75 milímetros de chuva. Os maiores índices pluviométricos foram nos bairros Catarcione e Córrego Dantas, ambos com 48 milímetros.
Sobre as últimas ocorrências, a prefeitura destaca:
Apesar da chuva forte registrada em alguns pontos da cidade, a Defesa Civil foi acionada para apenas duas ocorrências, ambas relacionadas a quedas de árvores. Uma no bairro Ponte da Saudade, na qual o telhado de uma residência foi atingido. A outra, no distrito de Lumiar, atingiu um carro e três motos, além de causar danos à rede elétrica. Não houve vítimas.
Queda de árvore atingiu um carro e três motos no distrito de Lumiar | Foto: Reprodução/Redes sociais
Em Teresópolis, a Defesa Civil divulgou a "probabilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte para as próximas horas", na manhã desta quarta. Além disso, a instituição divulgou orientações para a população:
A Defesa Civil orienta fechar bem janelas e portas, evitando fluxos de ventos no interior de sua casa; não estacionar veículos ou ficar próximos a árvores, torres de transmissão e placas de sinalização.
Alerta de fake news
Durante a tarde desta quarta-feira, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se pronunciou sobre um vídeo que circula nas redes sociais em que decreta ponto facultativo por conta das fortes chuvas.
O vídeo em questão, no entanto, é de um alerta feito em março e está descontextualizado. De acordo com o governador, "mesmo chovendo no Rio, a situação é muito diferente na época e neste momento nenhum município do nosso estado está em situação de risco".
Na publicação, Cláudio explica ainda:
Estamos de prontidão e acompanhando as chuvas em cada região do RJ. Não há previsão de que seja necessária adotar essa medida no momento. O Governo do Rio está pronto para agir, se for necessário.
Recomendações em caso de emergência
Em caso de emergência, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) orienta os moradores de áreas de risco a ficarem atentos aos alertas sonoros.
No caso de acionamento das sirenes, é necessário deslocar-se para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil de cada município.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!