Atleta mirim de Nova Friburgo é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu 2024 em Abu Dhabi
Breno Pittizer, de apenas 13 anos, coleciona títulos e se mostra promissor no esporte
O atleta friburguense Breno Batista Pittizer, de apenas 13 anos, fez história ao se tornar campeão mundial no prestigiado campeonato World Pro Jiu-Jitsu 2024, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no último fim de semana.
Após cinco lutas intensas e disputadas, Breno superou grandes adversários para alcançar o título e conquistar o tão sonhado ouro.
Natural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, Breno está avançando no esporte com suas vitórias e elevando o nome de sua cidade natal aos palcos mais altos do jiu-jitsu.
Atualmente, ele vive com sua família nos Emirados Árabes Unidos, onde seu pai, faixa preta de jiu-jitsu, dá aulas para o Exército local.
Dedicando-se e treinando bastante, Breno, que representa o clube Al Ain, uma das maiores potências do jiu-jitsu na região, demonstrou talento e determinação no tatame, destacando-se entre competidores de alto nível.
Breno vive com sua família nos Emirados Árabes Unidos, onde seu pai, faixa preta de jiu-jitsu, dá aulas para o Exército local | Foto: Arquivo pessoal
Faixa cinza na categoria Júnior até 41 kg, Breno já coleciona muitos títulos e tem um futuro promissor no esporte. Para sua equipe, a vitória no World Pro Jiu-Jitsu reforça o protagonismo dos atletas brasileiros no cenário mundial e inspira novas gerações a seguirem seus passos.
Breno enfrentou adversários de diversas nacionalidades, incluindo lutadores da Rússia, do Cazaquistão e da França, mostrando sua habilidade e preparação para competir com atletas de diferentes estilos e países e sair com o título:
Foram lutas muito difíceis, mas que me deram a oportunidade de mostrar todo o meu empenho e dedicação. Vencer um campeonato de destaque mundial como esse, levando o nome do nosso país e da minha cidade é um enorme orgulho.
Com uma rotina intensa de treinos e preparação física, ele ainda concilia os estudos com disciplina e determinação, o que tem rendido feitos expressivos e cada vez mais visibilidade no cenário esportivo.
Ao Portal Multiplix, o promissor atleta disse que já pensa no próximo ano e pretende repetir os bons resultados dessa temporada:
Ano que vem estou buscando repetir meus resultados desse ano no circuito da AJP da última temporada, onde fui campeão invicto de todas os campeonatos. Além disso, estou mirando o circuito da AJP aqui pela Ásia, mas meu foco principal são o Campeonato Europeu kids de Jiu-jitsu e o Pan Kids de Jiu-jitsu, sem falar no bicampeonato no World Pro 2025.
Sobre o torneio mundial
O World Pro Jiu-Jitsu é um dos eventos mais aguardados no calendário do esporte. Este ano, a competição atraiu cerca de 9 mil atletas de 131 países, incluindo 21 nações na categoria de Parajiu-Jitsu, transformando Abu Dhabi na chamada "Capital dos Heróis".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!