Jogos de tabuleiro para se divertir sozinho ou em família, durante a pandemia
Pássaros, zumbis, Sagrada Família e até vírus e bactérias são personagens dos passatempos

Nas décadas de 80 e 90 os jogos de tabuleiro faziam muito sucesso. Durante a pandemia do novo coronavírus, quem está cumprindo o isolamento social tirou do armário os jogos como opção para se divertirem nesse período.
Hoje em dia, além dos jogos de vídeo game, os de tabuleiro ganharam novos gráficos e formatos e voltaram a aparecer nas prateleiras. Nas redes sociais, é fácil encontrar vídeos explicando os tradicionais jogos, para quem não está tão acostumado com eles.
Para quem está em casa, sozinho, respeitando o distanciamento social, há algumas opções para jogar sozinho. Desde alternativas mais rápidas, aquelas um pouco mais demoradas e que exigem mais do cérebro.
Separamos alguns jogos para a quarentena ficar ainda mais divertida. Confira:
Sagrada
Você pode jogar Sagrada sozinho ou com até quatro pessoas. O objetivo é criar um vitral para a catedral e a cada rodada o jogador deve puxar quatro dados coloridos, porém, descartando dois. A cartela escolhida para ser montada vem com algumas regras que devem ser seguidas, como posicionamento dos dados com a mesma cor e numeração que não poderão ser colocados lado a lado, por exemplo.
O que for descartado, irá para uma área especial. Se jogado em grupo, vence quem tiver mais pontos. Sozinho, irá ganhar se a pontuação for maior que a soma dos dados descartados. O tempo médio do Sagrada é de 15 a 20 minutos.
Nesse link o vídeo de quase 12 minutos explica como jogar Sagrada.
Wingspan
Nesse jogo você terá um computador como adversário. O objetivo é atrair pássaros para uma reserva natural. O jogador deverá pegar uma carta e fazer o que ela mandar. Pode ser jogado sozinho ou com até cinco pessoas. Em média o jogo leva uma hora.
Através desse link o jogador também pode aprender sobre o Wingspan.
Pandemic
O mapa mundo é o tabuleiro que conta com várias cidades conhecidas em destaque. Durante as rodadas o viajante passa pelos locais e o objetivo é eliminar os focos da epidemia antes que o vírus ou a doença saia do controle. O jogo tem duração de 30 a 40 minutos.
As explicações do jogo podem ser acessadas clicando aqui.
Zombicide
Dependendo da missão do Zombicide, o jogador pode ficar até cinco horas entretido. O jogo de zumbis pode ser com apenas um jogador. As missões pré-determinadas vêm no livro de regras. As missões são consideradas aventuras.
Nesse vídeo de quase 13 minutos você fica sabendo como jogar Zombicide sozinho ou em grupo.
Cartógrafos
Esse é um jogo brasileiro, criado por Jordy Adam em 2019, e já foi publicado no exterior. Aliás, em 2020 Cartógrafos foi finalista do maior prêmio mundial de jogos de tabuleiro.
O cartógrafo do jogo precisa mapear a região para a rainha. Com uma cartela quadriculada, é preciso desenhar ícones dos terrenos de acordo com as cartas escolhidas. Fazendo mais pontos, ganha.
Para jogar sozinho, precisa pontuar entre -30 e 30 pontos.
Aqui um vídeo com todas regras e como jogar, tudo explicado pelo autor do jogo.
Friday
O Friday é um jogo que foi projetado para pessoas que queiram se divertir sozinhas. O objetivo é manter o náufrago vivo e, para isso, precisa enfrentar piratas. O desafio vem por meio das cartas que devem ser escolhidas e depois o jogador deve cumprir a missão com as outras cartas que vão sendo compradas.
Pode ser jogado na internet ou então imprimir para jogar. Acessando esse link, pode ter a explicação completa do jogo.