Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais uma criança é queimada por caravela-portuguesa na Região dos Lagos do Rio

Prefeituras alertam para perigo de contato com o animal marinho venenoso

Por Vinícius Pereira
23/11/21 - 10:24
Mais uma criança é queimada por caravela-portuguesa na Região dos Lagos do Rio Menino apresentou vermelhidão e inchaço na mão | Foto Dimas Gomes

Mais uma criança foi queimada por caravela-portuguesa na Região dos Lagos do Rio. Desta vez, um menino de cinco anos que estava com a família de Minas Gerais na Praia do Forte, em Cabo Frio. Após tocar no animal, ele teve um grande inchaço e muita vermelhidão na mão.

O pai no menino, Dimas Gomes, contou que o animal chamou a atenção pelas cores e pelo formato, como se fosse uma bolha d’água.

“Francisco estava brincando mais na beira porque o mar estava muito agitado. De repente, veio uma onda com esse bicho muito bonito, mas não sabíamos o que era”, contou Dimas.

Curiosa, a criança acabou pegando a caravela-portuguesa na mão.

“Assim que ele encostou a mão, ele começou a chorar sem parar. Quando eu vi a cordinha do animal e aquela gosma, imaginei que pudesse ser aquilo. Peguei a caravela em um baldinho e mostrei para minha esposa. Francisco não parava de chorar. Nem os barraqueiros sabiam o que era aquilo”, relatou o pai.

Ainda segundo a família, a dor teria durado pelo menos uma hora e meia. Eles só foram descobrir exatamente do que se tratava, à noite, após lerem uma reportagem alertando sobre os perigos do bicho. De acordo com a família, o menino passa bem e a mão já está desinchada.

Mão de criança foi queimada pelos tentáculos do animal em praia de Arraial do CaboMão de criança foi queimada pelos tentáculos do animal em praia de Arraial do Cabo | Foto: Projeto Costa do Sol

Na semana passada, uma menina de 9 anos também foi queimada na mão enquanto tomava banho na Prainha, em Arraial do Cabo

Caravelas-portuguesas se espalham pelas praias da região

As caravelas-portuguesas, que começaram aparecer na região no dia 13 de novembro, também foram avistadas em diversas praias. No Peró, em Cabo Frio, os animais marinhos assustaram moradores e turistas neste sábado, 20 e domingo, 21. Banhistas relataram que pelo menos cinco delas foram avistadas no local.

Banhistas capturaram caravela-portuguesa na Praia de Massambaba, em Arraial do CaboBanhistas capturaram caravela-portuguesa na Praia de Massambaba, em Arraial do Cabo | Foto: Andréa Girão

Moradores também fotografaram o bicho em Monte Alto, distrito de Arraial do Cabo. Andréa Girão fez um post nas redes sociais chamando a atenção para o assunto.

“Cuidado moradores de Monte Alto, Arraial do Cabo. Encontramos uma dessas na Praia de Massambaba. Trata-se de uma caravela-portuguesa, a queimadura dela e muito forte. Não toquem. Ela é linda, mas muito perigosa”, alertou Andréa.

Campanhas para alertar banhistas

As secretarias de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Búzios e o projeto Costa do Sol de Defesa Civil de Cabo Frio, emitiram alertas sobre a presença de caravelas-portuguesas nas praias dos municípios. As campanhas foram lançadas nas redes sociais das prefeituras dos municípios.

Para evitar acidentes, o banhista deve estar atento para não confundir o animal com uma sacola plástica e manter distância do bicho. Ele possui cor azul ou ainda rosa e roxa, dependendo de diversos fatores ambientais, além e tentáculos cheios de células urticantes. As crianças merecem atenção redobrada. O animal é venenoso e pode causar choque anafilático.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.