Mais uma criança é queimada por caravela-portuguesa na Região dos Lagos do Rio
Prefeituras alertam para perigo de contato com o animal marinho venenoso

Mais uma criança foi queimada por caravela-portuguesa na Região dos Lagos do Rio. Desta vez, um menino de cinco anos que estava com a família de Minas Gerais na Praia do Forte, em Cabo Frio. Após tocar no animal, ele teve um grande inchaço e muita vermelhidão na mão.
O pai no menino, Dimas Gomes, contou que o animal chamou a atenção pelas cores e pelo formato, como se fosse uma bolha d’água.
“Francisco estava brincando mais na beira porque o mar estava muito agitado. De repente, veio uma onda com esse bicho muito bonito, mas não sabíamos o que era”, contou Dimas.
Curiosa, a criança acabou pegando a caravela-portuguesa na mão.
“Assim que ele encostou a mão, ele começou a chorar sem parar. Quando eu vi a cordinha do animal e aquela gosma, imaginei que pudesse ser aquilo. Peguei a caravela em um baldinho e mostrei para minha esposa. Francisco não parava de chorar. Nem os barraqueiros sabiam o que era aquilo”, relatou o pai.
Ainda segundo a família, a dor teria durado pelo menos uma hora e meia. Eles só foram descobrir exatamente do que se tratava, à noite, após lerem uma reportagem alertando sobre os perigos do bicho. De acordo com a família, o menino passa bem e a mão já está desinchada.
Mão de criança foi queimada pelos tentáculos do animal em praia de Arraial do Cabo | Foto: Projeto Costa do Sol
Na semana passada, uma menina de 9 anos também foi queimada na mão enquanto tomava banho na Prainha, em Arraial do Cabo
Caravelas-portuguesas se espalham pelas praias da região
As caravelas-portuguesas, que começaram aparecer na região no dia 13 de novembro, também foram avistadas em diversas praias. No Peró, em Cabo Frio, os animais marinhos assustaram moradores e turistas neste sábado, 20 e domingo, 21. Banhistas relataram que pelo menos cinco delas foram avistadas no local.
Banhistas capturaram caravela-portuguesa na Praia de Massambaba, em Arraial do Cabo | Foto: Andréa Girão
Moradores também fotografaram o bicho em Monte Alto, distrito de Arraial do Cabo. Andréa Girão fez um post nas redes sociais chamando a atenção para o assunto.
“Cuidado moradores de Monte Alto, Arraial do Cabo. Encontramos uma dessas na Praia de Massambaba. Trata-se de uma caravela-portuguesa, a queimadura dela e muito forte. Não toquem. Ela é linda, mas muito perigosa”, alertou Andréa.
Campanhas para alertar banhistas
As secretarias de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Búzios e o projeto Costa do Sol de Defesa Civil de Cabo Frio, emitiram alertas sobre a presença de caravelas-portuguesas nas praias dos municípios. As campanhas foram lançadas nas redes sociais das prefeituras dos municípios.
Para evitar acidentes, o banhista deve estar atento para não confundir o animal com uma sacola plástica e manter distância do bicho. Ele possui cor azul ou ainda rosa e roxa, dependendo de diversos fatores ambientais, além e tentáculos cheios de células urticantes. As crianças merecem atenção redobrada. O animal é venenoso e pode causar choque anafilático.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.