Mart de Cabo Frio faz 41 anos nesta sexta e tem programação especial para comemorar o aniversário
Evento se estende por todo mês de dezembro, de formas presencial e online

Nesta sexta-feira, 15, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, completa 41 anos.
E para celebrar a data, o Museu programou apresentações musicais, visita educativa e atividades online, todas gratuitas e livre para todos os públicos.
Estão programadas uma visita educativa #VemProMart, em que será abordada a história do Museu, a última edição do ano do Música no Convento, com a apresentação do flautista barroco espanhol Francisco Javier e do violonista Leonardo Ferreira, e o lançamento do livro infantil da artista Sá Soraya.
Já no formato online, acontece a campanha aMARTe, onde serão publicadas as felicitações que parceiros do espaço enviaram para o museu, com vídeos postados nas redes sociais.
Outra grande novidade, será o lançamento da nova identidade gráfica do Mart, reformulada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e dos materiais que integram o projeto “Mapa Educativo”, produzido pelo artista plástico Yuri Vasconcellos, para ser trabalhado nas escolas em 2024.
Veja a programação completa:
Local: Mart/antigo Convento, Largo de Santo Antônio, s/nº – Centro
Sexta-feira, 15
Lançamento da nova identidade visual do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Local: Redes Sociais)
19h: Música no Convento: Flauta Barroca e Violão Acústico, com Francisco Javier e Leonardo Ferreira
Sábado, 16
- 10h30 – Visita Educativa #VemProMart – edição especial sobre os 41 anos do Mart
Quarta-feira, 20
- 16h – Lançamento de Livro Infantil Maria Costureira, da artista Sá Soraya
Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram)
Inaugurado em 15 de dezembro de 1982, sob a gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional foi criado com o intuito de preservar o monumento que foi a sede do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, onde os franciscanos viveram por mais de 170 anos (1696-1872).
Inscrito no Livro de Tombo das Belas Artes do Iphan, em 1957, como patrimônio nacional, atualmente, o espaço abriga o Museu e mantém sua parte religiosa, a Capela de São Francisco da Penitência e Cemitério, pertencentes à Ordem Franciscana Secular (OFS).
Desde janeiro de 2009, Mart é mantido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal ligada ao Ministério da Cultura (MinC).
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.