Biólogo das cobras e influencer fará palestras gratuitas em Friburgo neste mês do meio ambiente
Evento de especialista friburguense pretende contribuir com ações e reflexões sobre preservação da natureza
Junho é considerado o Mês do Meio Ambiente, a data é celebrada no dia 5. Para contribuir com as ações e reflexões sobre preservação da natureza, o biólogo friburguense, influenciador ambiental e ganhador do Prêmio iBest, Henrique Abrahão Charles, foi convidado para dar duas palestras em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
O evento será realizado na próxima sexta-feira, 14, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, na praça do Suspiro, no Centro.
Com o tema 'O Mundo das Serpentes', às 10h, a palestra será voltada para estudantes da rede municipal. Já às 18h, será a vez do público em geral ouvir o palestrante. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através deste link.
Henrique Abrahão Charles é dono do canal ‘Biólogo Henrique – o biólogo das cobras’. Além desta atividade, o especialista atua como professor, analista ambiental, youTuber, podcaster, jornalista e divulgador científico.
Ele nasceu em Nova Friburgo, mas mora em Macaé, no Norte Fluminense, onde também trabalha no Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto.
Em seu canal, a biologia das serpentes é exibida de maneira divertida e descontraída, abordando temas em defesa da ciência, do meio ambiente e da preservação de espécies e ecossistemas, educação ambiental, ecologia e cultura Nerd.
Henrique conversou com o Portal Multiplix sobre o seu trabalho e o fascínio por esses animais:
Como eu me especializei em serpentes e acidentes ofídicos, comecei a trabalhar diretamente com serpente. São poucas as pessoas que têm coragem pra isso. E eu passei a gostar ainda mais desses bichos.
O biólogo lembra que as serpentes são muito importantes na natureza e para a medicina:
Se não fosse a jararaca, a gente não teria remédio de pressão. Remédio de pressão salva bilhões de pessoas todos os dias. Então, o meu objetivo é mostrar para as pessoas a importância desses animais.
Henrique começou a carreira científica em um curso técnico em química pelo Instituto Brasil, de 1996 a 1998. Em seguida, fez a graduação em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e concluiu em 2002.
Em 2006, o biólogo passou a estudar o comportamento predatório dos boídeos [serpentes não peçonhentas] no curso de mestrado em Biologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na instituição, ele se aprofundou ainda nos diferentes comportamentos das anacondas, suaçuboias, salamantas e jiboias.
Biólogo Henrique fala para todos os públicos sobre o meio ambiente | Foto: Arquivo pessoal
O especialista diz que já deu aula para pessoas de diferentes idades e reconhece a diversidade do seu público nas redes:
Já fui professor do ensino fundamental, médio e superior. Meu objetivo é fazer com que todo mundo assista às minhas aulas. Desde a criança, até o vovô e a vovó.
Atualmente, as redes sociais de Henrique ultrapassam 3 milhões de seguidores. Ele é detentor do maior grupo de estudos de 'ofidiofauna' do mundo e foi considerado biólogo de destaque em 2022 pela revista 'O Biólogo'.
É no ambiente virtual que ele é considerado o ‘Rei da Balbúrdia’, utilizando um tom mais descontraído para falar de seus conteúdos:
Ela [a balbúrdia] é uma palavra que tem uma sonoridade engraçada, as crianças gostam, e não é palavrão. Como ela tem uma sonoridade muito boa, eu comecei a falar que sou o rei da balbúrdia, o rei da bagunça. E a galera entrou na farra.
Outras atividades em Friburgo
Além da palestra do biólogo, outros eventos estão programados para acontecer na sexta, 14, no Teatro Municipal de Nova Friburgo.
Às 8h30, a Prefeitura de Nova Friburgo vai lançar o projeto: 'Geração Consciente'. A atividade terá o tema: ‘Entendendo a problemática dos resíduos sólidos'.
O objetivo do evento é discutir a redução de lixo na escola, fazendo com que os estudantes repensem seus hábitos de consumo para não prejudicar a natureza.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!