Borboletário Municipal de Teresópolis é inaugurado e tem entrada gratuita de terça a domingo
Espaço funciona, inicialmente, das 9h às 12h, com grupos de no máximo oito pessoas

Na final de março, foi inaugurado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o Borboletário Municipal. A ação faz parte do Programa Teresópolis Sustentável (PTS), promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), que visa transformar a cidade em um modelo de preservação ambiental e sustentabilidade.
O Borboletário fica localizado no Horto Municipal Carlos Guinle, sob a responsabilidade da SMMA, e funcionará nos mesmos dias do horto, de terça a domingo, inicialmente das 9h às 12h, com grupos de no máximo oito pessoas. A entrada é gratuita.
Além disso, o espaço complementará o Centro Administrativo de Educação Ambiental, que está em fase de elaboração e contará com uma sala multimídia para receber alunos da rede pública.
No local, é possível encontrar várias espécies de borboletas, além de plantas que são importantes para o desenvolvimento dos insetos.
Espaço fica no Horto Municipal Carlos Guinle em Teresópolis | Foto: Reprodução/Jonathan Martins (Prefeitura de Teresópolis)
De acordo com a prefeitura, a Borboletário estava em situação irregular, sob responsabilidade de uma entidade privada que cobrava ingresso para acesso a um bem público, sem atender aos requisitos básicos para operação, como o licenciamento ambiental. Isso resultou na morte de várias borboletas, devido à presença de parasitas predadores.
Após a identificação das irregularidades, o município reassumiu o controle do Borboletário e tomou as seguintes providências: contratou a bióloga Marina Lopes Duarte, doutora e mestra em Biodiversidade e Saúde, especialista em borboletas e em Entomologia Médica pela Fundação Oswaldo Cruz, que atuará exclusivamente no espaço; além disso, foi revitalizado um laboratório responsável pelo controle biológico e pela multiplicação das espécies.
O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), falou sobre a inauguração e os projetos que serão promovidos no local:
Quero parabenizar o secretário Maia e toda a sua equipe pelo trabalho ágil e eficaz. Já implementaram o Teresópolis Sustentável com a instalação de placas solares e tomaram a frente do horto, fazendo com que aqui nós tenhamos salas de aula preparadas para a educação ambiental, em parceria com a Polícia Militar e o Pream. O Borboletário está sendo devolvido à população, que antes tinha dinheiro público investido nas mãos de uma única entidade que cobrava pela visitação.
O secretário de Meio Ambiente, cel. Leonardo Maia, enfatizou que um novo capítulo na história ambiental de Teresópolis está sendo escrito:
Estamos diante do maior projeto ambiental já desenvolvido no município. O Teresópolis Sustentável será, sem dúvida, uma referência nacional em sustentabilidade. O prefeito está entregando um projeto prático, com o que há de melhor para nossa cidade, e tenho certeza de que logo será reconhecido como um dos melhores prefeitos na preservação do meio ambiente.
Local abriga várias espécies de borboletas, além de plantas essenciais para o desenvolvimento dos insetos | Foto: Reprodução/Jonathan Martins (Prefeitura de Teresópolis)
A tenente Almeida, do Comando de Polícia Ambiental, também falou sobre o projeto e a integração entre meio ambiente e segurança:
A Secretaria de Estado de Polícia Militar, através do Comando de Polícia Ambiental, desde 2023, tem trabalhando com as crianças. E estar em Teresópolis é uma oportunidade ímpar, pela fauna e pela flora significativa que possui. Vamos iniciar esse trabalho nas escolas da rede pública de ensino, com os alunos do 6º ano do ensino fundamental, que são crianças que estão em fase de desenvolvimento. Então, unir Segurança Pública e Meio Ambiente é fundamental. Esperamos contribuir muito com o município de Teresópolis e com a formação dos nossos futuros guardiões mirins da natureza.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!