MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo do Estado do Rio cria força-tarefa para investigar e punir responsáveis por incêndios criminosos

Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 1 mil incêndios florestais desde a criação do Gabinete de Crise nos últimos dias

Por Rômullo Espíndola
Com informações do Governo do Estado do RJ
16/09/24 - 16:59
Governo do Estado do Rio cria força-tarefa para investigar e punir responsáveis por incêndios criminosos Corpo de Bombeiros já combateu 1.280 incêndios florestais nos últimos dias | Foto: Divulgação/Governo Estadual

Uma força-tarefa para investigar e punir responsáveis por incêndios criminosos foi instituída nesta segunda-feira, 16, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro após uma reunião do 'Gabinete de Crise' criado recentemente. A iniciativa é composta pelas polícias Militar e Civil, Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Secretaria de Fazenda.

Durante o encontro, o governador Cláudio Castro informou que mais de 20 suspeitos de envolvimento em queimadas criminosas já foram identificados pela Polícia Civil e estão sob investigação:

É crucial que tenhamos uma resposta firme contra os incêndios criminosos. Precisamos identificar e punir os responsáveis, pois estão se aproveitando da situação climática para realizar queimadas intencionais. Enquanto isso, estamos cuidando da população.

Por determinação do governador, serão disponibilizados carros-pipa para as regiões afetadas pela estiagem, priorizando escolas, creches e hospitais. A força-tarefa também será responsável por monitorar e evitar a elevação dos preços de venda de água.

De acordo com o governador Cláudio Castro, mais de 20 suspeitos de envolvimento em queimadas criminosas já foram identificados pela Polícia CivilDe acordo com o governador Cláudio Castro, mais de 20 suspeitos de envolvimento em queimadas criminosas já foram identificados pela Polícia Civil | Foto: Divulgação/Governo Estadual

Atuação do Gabinete de Crise

Desde a criação do Gabinete de Crise, na última quinta-feira, 12, o Corpo de Bombeiros já combateu 1.280 incêndios florestais. Na manhã desta segunda-feira, 16, havia nove focos ativos sendo enfrentados pelos bombeiros militares.

Nos últimos dias, as aeronaves da corporação lançaram mais de 308 mil litros de água em operações aéreas, totalizando 474 lançamentos em mais de 60 horas de voo.

Nos últimos dias, as aeronaves da corporação lançaram mais de 308 mil litros de água em operações aéreasNos últimos dias, as aeronaves da corporação lançaram mais de 308 mil litros de água em operações aéreas | Foto: Divulgação/Governo Estadual

Além disso, 34 guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram diretamente do combate às chamas, com outros 65 em ações de monitoramento. O efetivo de combate foi ampliado de 273 para 380 agentes, segundo dados do governo estadual.

Como medida de segurança, o governador determinou o fechamento de 40 unidades de conservação, para proteger a população e concentrar esforços no combate aos incêndios.

Os bombeiros estão atuando por terra e pelo ar, com equipamentos de alta tecnologia, como materiais específicos para o combate às ocorrências de fogo em vegetação, drones com câmera térmica para monitoramento das áreas afetadas, além de aeronaves com capacidade para transporte de até 1.200 litros de água para ataque direto aos focos em locais de difícil acesso.

Para denunciar basta entrar em contato pelos seguintes telefones:

  • Linha Verde: 0300 253 1177
  • Disque Denúncia: (21) 2253-1177

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.