VÍDEO: Presença de lobo-guará é registrada por drone no Parque dos Três Picos, em Nova Friburgo
Imagens foram feitas na última semana por um morador que flagrou o animal na região de Campestre
Foi registrada pela primeira vez no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a presença de um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus).
A informação é da coordenação do parque. O flagrante foi feito por um morador na região de Campestre na última sexta-feira, dia 25.
Um drone foi usado para capturar as imagens do animal em meio à vegetação.
O vídeo foi publicado nesta quarta-feira, 30, nas redes sociais do órgão. Veja abaixo um trecho do registro:
A postagem com o vídeo destaca o aumento dessa espécie na Mata Atlântica, apesar desses animais serem considerados típicos do cerrado e dos pampas.
Isso ocorre devido à perda do seu habitat natural em decorrência da expansão de áreas agrícolas e urbanas.
Maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará apresenta uma coloração avermelhada, longas patas finas e grandes orelhas.
Ao Portal Multiplix, Rominique Schimidt, coordenador do Parque Estadual Três Picos, falou sobre esse importante registro da espécie na região:
Esse é um registro maravilhoso. Infelizmente, esse animal está ameaçado de extinção. Ele é de outro bioma, mas isso nos remete à importância da criação de unidades de conservação e das políticas socioambientais que o parque já vem desenvolvendo.
A coordenação do parque também ressalta a importância da preservação dos lobos-guarás:
Considerado em estado de vulnerabilidade pela lista vermelha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e em risco de extinção, as principais ameaças ao lobo-guará são caçadores, atropelamentos e a degradação do habitat natural por atividades resultantes da ação humana.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.