Programa “Portal do Futuro”, do Senac, dá oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho
São 180 vagas gratuitas disponíveis para jovens, de 16 a 21 anos, que estejam cursando o ensino médio
Com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho, será disponibilizado, a partir de 26 de agosto, em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro, o Programa Portal do Futuro. Poderão participar jovens de 16 a 21 anos, que estejam cursando, pelo menos, o primeiro ano do ensino médio, e que tenham renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos.
O programa, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vai abrir 180 vagas em turmas nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis, na Região Serrana, em Resende, no sul fluminense, em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio e também no Rio de Janeiro, na capital do estado.
O projeto é dividido em quatro etapas e promete oferecer atividades que vão preparar os alunos para o convívio social e para a vida profissional. Na primeira etapa, nomeada “Ser Pessoa”, os jovens passarão por atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima. A intenção é auxiliar o jovem a traçar perspectivas concretas de futuro.
“Ser Cidadão” é o nome da segunda fase, que dá foco ao papel do indivíduo na sociedade, reforçando seus direitos e deveres. Na terceira fase do programa, nomeada “Ser Profissional”, serão disponibilizadas 160 horas de capacitação profissional em gestão, turismo e hotelaria.
Ao fim do projeto, o aluno que tiver mais de 18 anos de idade poderá participar por uma experiência de 28 horas de vivência em uma empresa para observar o cotidiano de trabalho. Com as quatro atividades, no total, serão quatro meses de duração do programa, que acontecerá no contraturno escolar.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas, até a próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, pelo site http://portaldofuturo.rj.senac.br/. O candidato deve apresentar, no momento do processo seletivo, originais e cópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Menores de idade deverão ir acompanhados de responsável.