Região Serrana do RJ é classificada como área de 'risco muito baixo' para Covid-19
De acordo com a SES, avanço da vacinação e diminuição da transmissão do vírus estão por trás dessa melhora

A 58ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado nesta sexta-feira, 26, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra a Região Serrana com classificação geral em bandeira verde, de risco muito baixo para transmissão do coronavírus, pela primeira vez.
O levantamento também indica uma queda de 33% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 46% nos óbitos provocados pela doença em todo o estado.
A análise compara as semanas epidemiológicas de 7 de novembro a 13 de novembro e 24 de outubro a 30 de outubro.
De acordo com a SES, as áreas verdes do mapa contribuíram para que a classificação final do estado fosse verde, uma consequência do avanço da campanha de imunização e da diminuição da transmissão do vírus.
Internações por Covid-19 estão em queda
Em todo o estado, as UTIs estão com 13% de ocupação e as enfermarias com 9%. São as menores taxas desde o início da pandemia.
Além disso, todas as regiões apresentaram índices de ocupação hospitalar inferiores a 50%, fazendo com que leitos que antes eram apenas destinados ao tratamento de pacientes com Covid sejam revertidos para outras especialidades.
Importância da vacinação
O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, alerta que mesmo com a melhora é importante manter a vacinação em dia.
“Voltamos ao melhor patamar desde o início da divulgação do mapa, mas, apesar da evolução, é preciso que a população retorne aos postos para receber a segunda dose, a dose de reforço ou adicional”, disse.
Classificação do Mapa de Risco
No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre:
Roxa: risco muito alto
Vermelha: risco alto
Laranja: risco moderado
Amarela: risco baixo
Verde: risco muito baixo
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.